Novo site valoriza ecossistemas regionais de inovação

Estado

Novo site valoriza ecossistemas regionais de inovação

Página compartilha informações e notícias sobre o programa Inova RS

Por

Atualizado quarta-feira,
18 de Janeiro de 2023 às 20:07

Novo site valoriza ecossistemas regionais de inovação
Página foi lançada nesta quarta-feira, 18. Crédito: Reprodução
Estado
Gustavo Adolfo 03

O programa Inova RS, integrante da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), conta, a partir desta quarta-feira, 18, com um site próprio. A página apresenta informações e notícias específicas do programa, de modo a facilitar e aprofundar a divulgação de suas ações.

O site surge com a intenção de otimizar a comunicação dos projetos desenvolvidos desde o início do programa, em 2019, pelos diversos agentes dos oito ecossistemas regionais de inovação (ERI) gaúchos: Fronteira Oeste e Campanha; Noroeste e Missões; Central; Sul; Vales; Metropolitana e Litoral Norte; Serra Gaúcha; e Produção e Norte.

Ele será um espaço para divulgação das vocações priorizadas em cada região, assim como das ações e projetos construídos coletivamente em cada ERI. No endereço online, constarão, também, as pessoas que contribuem para cada governança regional, bem como notícias, projetos e informações distribuídas por região.

A titular da Sict, Simone Stülp, afirma que a página virtual do Inova RS tem a função de tangibilizar o funcionamento do programa para a população. “É mais um modo de fomentar a cultura da inovação e de divulgar as políticas públicas para inovação, ciência e tecnologia no Estado. O sucesso da nossa estratégia de regionalização inteligente estará agora registrado de forma pública e centralizada, para servir de exemplo e inspiração para outros estados”, comentou.

O diretor do Departamento de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, destaca que o site do Inova RS é a concretização de uma estratégia traçada ao longo dos quatro anos do programa, como forma de se ter um novo e eficaz mecanismo de comunicação.

“O site é fundamental para o ecossistema de inovação gaúcho. A partir dele, vamos mostrar realmente o que as regiões estão fazendo, os seus projetos, as suas visões de futuro, ou seja, comunicar mais sobre o programa Inova RS. Queremos que todos possam acessar o que está acontecendo e saber o que está sendo feito dentro do programa em cada uma das regiões”, explicou.

Sobre o Inova RS

O Inova RS é um programa que visa a incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental. Baseado em experiências de sucesso dentro e fora do país, ele tem como visão transformar, até 2030, o Rio Grande do Sul em referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.

Desenhado de forma cooperativa com atores da quádrupla hélice e especialistas na área da inovação, o programa, instituído pelo Decreto 54.767/2019, carrega os valores de colaboração, inclusão, diversidade, compartilhamento, transversalidade e audácia, que permeiam todas as etapas e iniciativas propostas.

Sua atuação se dá em oito regiões representativas do Estado, denominadas de ecossistemas regionais de inovação, cujas divisões territoriais foram propostas com a finalidade de favorecer a gestão descentralizada das ações, de acordo com as características regionais.

Acompanhe
nossas
redes sociais