Poder público de Arroio do Meio conhece produção de lácteos e queijos

Produzido por AI Dália

Poder público de Arroio do Meio conhece produção de lácteos e queijos

Comitiva composta pelo prefeito, secretários e vereadores visitou empresas da Dália localizadas em Palmas e no bairro Aimoré  

Apresentado por

O poder público de Arroio do Meio, representado pelo prefeito Danilo Bruxel, secretários municipais e vereadores, visitaram, na última semana, o Complexo Industrial Lácteo e a queijaria da Dália Alimentos.

O grupo foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que destacou a importância da parceria público-privada, enfatizando que o atual prefeito participou de toda a implantação do Complexo Lácteo, em Palmas, pois no início do projeto, em 2007, também estava à frente do executivo de Arroio do Meio. 

Piccinini também citou que, apesar das atuais dificuldades do segmento agroindustrial, o setor da empresa registrou, em maio do ano passado, uma quantidade de funcionários maior que o número de associados. “Este é um processo natural, onde a larga escala na produção exige mais pessoas envolvidas para suprir a demanda do mercado. Isso faz parte do êxodo rural, mas induz as famílias que produzem leite a aumentarem a quantidade”, compara.

 

Parceria de sucesso

Bruxel lembrou a doação dos 30 hectares de terra à Dália para a construção da fábrica de leite em pó e, posteriormente, ao complexo avícola. “É um orgulho fazermos parte da viabilização de produtos exportados para diversos países. Hoje já estamos colhendo muitos frutos e agradecemos por esta parceria”, comemora o prefeito.“Há muitas décadas lembro que a cooperativa produziu queijos, mas agora retorna e, aos poucos, vai conquistando o mercado”, emenda.

 

Bem colocados no mercado

O gerente da Divisão Produtos Lácteos, Antonio Maria Salazar Leivas, apresentou os processos de envase de leite na unidade em Palmas e, posteriormente, levou os visitantes para a indústria de queijo, no bairro Aimoré. “É umas das poucas indústrias que tem uma torre de fabricação de leite em pó no estado, o que nos coloca em lugar bem estratégico no mercado”, afirma.

 

Saiba mais

Inaugurado em 2012, o Complexo Lácteo tem capacidade de receber 1,1 milhão de litros de leite diários – atualmente produz por dia cerca de 550 mil litros de leite UHT, 500 mil litros de leite em pó e 50 mil litros de creme de leite UHT.  

A produção na queijaria começou em julho de 2022 e hoje chega a 12 toneladas/dia de queijos. São produzidos cinco tipos: colonial, muçarela, provolone, coalho e prato. A unidade também produz nata, o que equivale a uma industrialização de 10 toneladas por dia.

 

LEGENDA:

Representantes do executivo e legislativo estiveram no Complexo Industrial Lácteo e na queijaria 

 

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação