Ministro do STF afasta Governador do DF Ibaneis Rocha por 90 dias

POLÍTICA

Ministro do STF afasta Governador do DF Ibaneis Rocha por 90 dias

Decisão ocorre após invasão nas sedes dos três poderes em Brasília

Por

Ministro do STF afasta Governador do DF Ibaneis Rocha por 90 dias
Determinação vale por 90 dias (Crédito: Agência Brasil)
Brasil

As manifestações que culminaram na invasão e depredação do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos edifícios do Congresso Nacional e Palácio do Planalto teve novas repercussões ao longo da madrugada desta segunda-feira (09). O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do Governador do Distrito Federal (DF) Ibaneis Rocha pelo período de 90 dias.

A determinação ocorre horas após a sede do STF ser invadida na tarde deste domingo (08), assim como o Congresso Nacional e Palácio do Planalto. Com o afastamento de Ibaneis, assumirá a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro repudia acusações de Lula após atos de vandalismo em Brasília

Na decisão, Moraes confirma uma investigação sobre a conduta do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres (exonerado neste domingo). O ministro do STF entende que a postura de Torres “só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”.

O ministro determinou também a dissolução dos acampamentos em frente ao quartel do Exército, apreensão dos ônibus utilizados no transporte de manifestantes, entre outras medidas.

Acompanhe
nossas
redes sociais