As manifestações que culminaram na invasão e depredação do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos edifícios do Congresso Nacional e Palácio do Planalto teve novas repercussões ao longo da madrugada desta segunda-feira (09). O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do Governador do Distrito Federal (DF) Ibaneis Rocha pelo período de 90 dias.
A determinação ocorre horas após a sede do STF ser invadida na tarde deste domingo (08), assim como o Congresso Nacional e Palácio do Planalto. Com o afastamento de Ibaneis, assumirá a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro repudia acusações de Lula após atos de vandalismo em Brasília
Na decisão, Moraes confirma uma investigação sobre a conduta do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres (exonerado neste domingo). O ministro do STF entende que a postura de Torres “só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”.
O ministro determinou também a dissolução dos acampamentos em frente ao quartel do Exército, apreensão dos ônibus utilizados no transporte de manifestantes, entre outras medidas.