Vida saudável a bordo da bicicleta

Opinião

Paulo Gustavo Sehn

Paulo Gustavo Sehn

Vida saudável a bordo da bicicleta

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Andar de bicicleta é aquele tipo de “coisa” que depois que aprendemos, não esquecemos mais. A bicicleta tem sido uma forte aliada no quesito mobilidade, muito presente em países europeus e em ascensão no Brasil, sendo aqui muito mais para lazer do que para mobilidade, é verdade. Isso muito representa para as questões saudáveis que envolvem a bicicleta.

No aspecto mobilidade, a bicicleta é um dos únicos esportes que beneficia não só quem o pratica mas todo um ecossistema que o cerca: meio ambiente, pessoas e saúde, por exemplo. Indo além, pessoas saudáveis produzem mais e procuram menos os sistemas de saúde, beneficiando assim o setor público e o privado.

A bicicleta não gera congestionamentos: pequenas distâncias, de 5 a 10 km por exemplo, são mais eficientes quando percorridas de bicicleta ao invés do veículo automotor, o que evita possíveis estresses de trânsito.

A prática do ciclismo, três vezes por semana durante quarenta minutos cada, reduzirá problemas advindos do sedentarismo e ainda, gradativamente, fará o ciclista ter mais vontade de pedalar, aumentando a frequência com que pedala, as distâncias e, quem sabe, levando às rotinas de deslocamento e mobilidade.

Claro que somente a bicicleta não é suficiente para evitar possíveis doenças advindas do sedentarismo: aliar a atividade física a boas práticas alimentares, por exemplo, tende a ter resultados mais eficientes. A bicicleta é forte aliada no combate à obesidade, pois aumenta o metabolismo e a queima calórica.

Ajuda na saúde muscular (e óssea) pois ao mesmo tempo que melhora as articulações, fortalece a musculatura. A saúde do coração também é beneficiada, pois a prática do ciclismo faz com que o coração bombeie mais sangue para os membros, fortalecendo-se, prevenindo doenças cardiovasculares e ainda reduzindo o colesterol.

Bom, estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios à saúde que a bike proporciona. No entanto, alguns cuidados são de suma importância a serem observados: antes de iniciar qualquer atividade física, por mais moderada que seja, consulte um médico para avaliar suas aptidões físicas. Destaque ao médico quais são seus objetivos e procure um profissional de educação física para lhe dar instruções das melhores práticas para alcançá-los.

A bordo da bike, utilize os equipamentos apropriados de segurança – capacete, luvas, óculos, roupa adequada e com cores vibrantes, iluminação dianteira e traseira são fundamentais. Ande no fluxo do trânsito, nunca em sentido contrário ou nas calçadas de passeio. Água e protetor solar devem acompanhá-lo! Ademais, boa diversão a bordo da bike!

Acompanhe
nossas
redes sociais