Esporte e oportunidades: O desenvolvimento de modalidades amadoras

Opinião

Marcos Minoru Otsuka

Marcos Minoru Otsuka

Professor e treinador da Adesva

Esporte e oportunidades: O desenvolvimento de modalidades amadoras

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em 2022 tivemos muitos eventos esportivos, campeonatos mundiais de diversas modalidades, jogos sul-americanos com recorde no quadro de medalhas, o Brasil fazendo bonito mundo afora e para fechar o calendário esportivo a Copa do Mundo de futebol. O Brasil pentacampeão gerou uma expectativa grande para o hexacampeonato, mas infelizmente não tivemos êxito e caímos nas quartas de finais para um time europeu.

Muito bem, o texto está parecendo que vou falar sobre o futebol, mas não, a minha intenção é mostrar o quanto outros esportes amadores podem trazer benefícios à população e o quanto ainda temos que continuar a crescer e fomentar essas modalidades. Trago uma reflexão: se tivéssemos o mesmo apoio financeiro e midiático que o futebol, os esportes amadores teriam, certamente, resultados incríveis nas olimpíadas.

Mas como conseguir esse apoio? O que essas modalidades precisam fazer para conseguir mostrar todo seu potencial?

Uma das alternativas são as leis de incentivo ao esporte. No âmbito municipal esta seria uma possibilidade para o desenvolvimento das equipes de base frente ao potencial que elas proporcionam levando o nome do município fora de nossas fronteiras. No estado é realizado o programa Pró-Esporte, que utiliza o ICMS para fomentar os projetos esportivos, mas mesmo assim, a dificuldade de conseguir empresas que possam doar seus ICMS é muito grande.

Ainda assim, representa a melhor alternativa dessas modalidades se manterem vivas, desenvolvendo muitas crianças e os seus potenciais. Por último temos a lei de incentivo federal, para a qual é muito difícil conseguir parcerias, já que o fomento é através do imposto de renda, as pessoas físicas podem doar 6% e jurídica 2%, de forma que somente as empresas que faturam milhões conseguem ajudar um projeto a sair do papel e oportunizar para crianças carentes ou em alta vulnerabilidade, a prática esportiva.

Diante deste cenário, finalizo reforçando o quanto o apoio da iniciativa privada é importante para alavancar estes projetos, que dão visibilidade a estas modalidades e beneficiam muitas crianças, que através do esporte tornam nossa sociedade melhor. 2023 vem aí e a todos que desejam um futuro melhor, sugiro que olhem com carinho para o esporte e para as perspectivas que ele oferece em diferentes modalidades. A todos um feliz ano novo!

Acompanhe
nossas
redes sociais