Quem cruza Lajeado pela BR-386 é marcado por algumas empresas. Entre elas, o Grupo Betiolo, que conta com uma história de 17 anos e desde 2008 está na cidade. Contudo, mais do que a imponente sede, a empresa traz consigo uma jornada empreendedora que facilmente se conecta com as pessoas. Afinal, a exemplo de muitos que chegaram ao Vale do Taquari, Bino Betiolo, fundador e líder do Grupo, escolheu a cidade para realizar um sonho.
Oriundo de Caxias do Sul, Betiolo cresceu na fábrica de carrocerias da família. Desde pequeno, aprendeu todos os detalhes que envolviam o processo de produção, como pintar, soldar e cortar. “A gente trabalhava aos finais de semana porque tínhamos que acelerar a manutenção, já que os motoristas não podiam parar. Tanto é que com oito anos já dirigia empilhadeiras”, lembra.
Durante o crescimento do negócio, a empresa também comprava veículos das transportadoras, reformava e os vendia. Assim, logo também começaram a receber veículos leves como pagamento, que tinham uma velocidade de repasse muito maior que um veículo pesado. “Desta forma, em 2005, meu irmão Emerson e eu saímos da empresa e abrimos uma revenda de veículos. A partir daí começamos a trilhar nosso caminho”, conta Betiolo.
Conhecedor de produtos, manutenção e atendimento, ainda era preciso concretizar o sonho de se tornar um concessionário. E a oportunidade para isso veio em 2008, em Lajeado. Depois de muitos contatos e conexões com associações de concessionárias, Betiolo conheceu um profissional da Fiat. “Fomos convidados pela montadora para apresentar o projeto. A partir daquele momento, foi muito rápido. Depois de uns 90 dias, a negociação se concluiu e nós iniciamos o trabalho”, lembra.
O primeiro dia de trabalho foi em 2 de fevereiro de 2009. Originalmente, a meta era vender 30 carros. No mesmo período, o Governo reduziu o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Isso aqueceu a economia a ponto da Betiolo comercializar 150 carros no mês seguinte. A partir disso, o crescimento foi exponencial. Em 2017, foram homologados concessionários Jeep, construíram a nova e imponente sede às margens da BR-386 e tornaram Lajeado a matriz de todo o Grupo, presente em quatro cidades do Estado.
“A escolha por focar no Vale do Taquari passa pelo potencial da região. Estamos num centro nervoso de deslocamento para municípios do interior. Começamos a entender que existe uma oportunidade gigante desse mercado”, conclui Betiolo, convicto que sua escolha trará ainda mais frutos para a empresa e para toda a comunidade.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na programação da rádio A Hora 102.9: