Inauguração da Hidrelétrica  de Salto Forqueta

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Inauguração da Hidrelétrica de Salto Forqueta

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há exatos 20 anos, a Certel inaugurava a Pequena Central Hidrelétrica de Salto Forqueta, entre os municípios de Putinga e São José do Herval. Conforme o Jornal O Informativo, aquela era a primeira usina de geração de energia hidrelétrica da região.

A obra exigiu um investimento de R$ 15,5 milhões e levou 21 meses para ficar pronta. De acordo com O Informativo, mais de mil pessoas presenciaram a solenidade de inauguração. Na época, já estava prevista para 2003 a construção da Hidrelétrica Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Festival de Música do Sesi

O Festival de Música Sesi Descobrindo Talentos realizava sua fase final em Bom Retiro do Sul, no CTG Querência da Amizade. Várias bandas, de diferentes estilos, disputavam a vaga na etapa estadual, que ocorreria em fevereiro de 2003.

Na ocasião, o primeiro lugar ficou com a Banda Nosso Jeito, de Bom Retiro do Sul. A Banda Plano B, de Teutônia, ficou com o segundo lugar e a Banda Trama ficou em terceiro.

A Banda Nosso Jeito era a primeira colocada. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo[

A Banda Plano B ficou em segundo lugar. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

• Impeachment no Paraguai – A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovava a abertura do processo de impeachment do então presidente Luiz González Macchi. O pedido seria examinado ainda pelo Senado, que acabou por não levar o processo adiante. Na época, Macchi era acusado de corrupção e má gestão pública.


HÁ 50 ANOS

Clubes de Mães

O Clube de Mães do Castelinho elegia sua nova diretoria para o ano de 1973. Como presidente estava Gicelda Müller; vice Isolde Bohrer; como secretárias, Zélia Kauffmann e Ulda van Leeuwen; para tesoureiras, Ruth Borges e Mirna Haubert.

Como diretora social, foi eleita Branca Comarú; diretora assistencial, Geny Arruda; e para diretora cultural, Hedy Rockembach.

Além disso, também era fundado o Clube de Mães Trezentos de Gideon, no bairro Santo Antônio, que teria como presidente Erica Regina da Silva; vice Beatriz da Silva; secretária Cecilia Figueiro; tesoureira Odalia Steyer e conselheira espiritual Olivia da Rosa.


Atendimentos da Altomed

Há 50 anos, a cooperativa de saúde Altomed (hoje Unimed) prestava assistência médica no ambulatório de Lajeado. O convênio havia sido firmado em julho de 1972 e, em pouco menos de seis meses, mais de 10 mil atendimentos haviam sido feitos na cidade.


Enquanto isso…

• Melhora nos índices da América do Sul – A Folha de São Paulo noticiava que, em 1972, os índices econômicos dos países da América do Sul haviam melhorado. O Brasil, a Venezuela e a Colômbia eram os destaques. Na época, apenas o Uruguai e o Chile tiveram piora na economia.

Acompanhe
nossas
redes sociais