Após pedidos de moradores insatisfeitos, o projeto de lei que cria o bairro Jardim Botânico sofreu modificações. Uma emenda foi protocolada nessa semana na câmara, com novas delimitações da área. O texto é assinado pelos vereadores Deolí Gräff (PP) e Éder Spohr (MDB), idealizadores da proposta.
Desde junho em análise no Legislativo, o texto estabelece os limites do bairro. Caso seja aprovado pelos vereadores, será o 28º legalmente constituído na cidade. O território é formado a partir de áreas dos bairros Montanha, Moinhos D’Água e Bom Pastor e fica próximo de rodovias como a ERS-130, a ERS-413 e a BR-386.
Com a modificação na redação inicial, Gräff acredita que o caminho está livre para que o projeto entre em pauta e seja votado ainda este ano na câmara. Na próxima terça-feira, 6, a sessão deve ficar restrita à apreciação da Lei Orçamentária Anual (LOA), conforme previsto no regimento interno.
Reunião com moradores
Um dos motivos para que o projeto ficasse travado no Legislativo foi o descontentamento de moradores do bairro Montanha que seriam afetados pela mudança e criação do novo bairro. O grupo se reuniu com os vereadores e defendeu a permanência na localidade atual.
Os vereadores atenderam a solicitação e o ponto próximo ao campo de futebol permanecerá no bairro Montanha. A delimitação do bairro Moinhos D’Água também foi modificada com a emenda.
Espera
O Executivo de Lajeado têm optado por não se manifestar sobre o projeto de lei e vai esperar os desdobramentos na câmara para analisar a possível criação do bairro. Caso o município silencie – ou seja, não sancione, nem vete, a matéria retorna ao Legislativo para o presidente promulgá-la.
Hoje, Lajeado conta com 27 bairros legalmente constituídos. Os mais recentes são o São Bento e o Floresta, que formavam a mesma localidade, mas foram divididos por meio de lei municipal aprovada e sancionada em 1998.
Delimitações
– Ponto de partida é ao norte, pela BR-386, e segue em direção Sul, pela rua Felipe Schneider até encontrar a Avenida Benjamin Constant;
– Retorna em sentido oeste até a rua Arlindo Brietzke e permanece na via a rua Ana Judite Pitol. Depois, segue um dente no lote 112 da rua Edmundo Odilo até a esquina da rua Alcira Machry Schossler com a rua João Valentin Gabriel;
– Segue pela rua 1º de maio, sentido oeste, até o Arroio Saraquá e margeia a ERS-130, ao Sul, até encontrar a rua Carlos Spohr Filho;
– Segue a oeste pela avenida dos Ipês e sobe em direção Norte na mesma avenida até encontrar a BR-386 novamente.