Uma escola que impacta o Vale

Produzido por Estúdio Alfa

Uma escola que impacta o Vale

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, integrado pela unidade Colégio Sinodal Gustavo Adolfo - São Cristóvão e pela Unidade Ensino Médio Gustavo Adolfo - Campus Univates, é referência regional em ensino e qualificação integral dos estudantes. Posição que conquistou por oferecer, ao longo dos anos, projetos inovadores e de vanguarda com impacto na preparação dos alunos e, consequentemente, na rotina das famílias e no desenvolvimento das comunidades.

Apresentado por

Além de atender crianças e adolescentes de todos os recantos de Lajeado, a instituição recebe, atualmente, moradores de nove cidades do Vale do Taquari, aumentando sua responsabilidade de oferecer uma educação de excelência. “O GA, desde a sua concepção, é uma escola que passa a ser referência, inicialmente, até meados de 1990, em Educação Infantil, depois em Educação Básica e Ensino Médio. “Chegamos, em 1999, com uma escola completa e hoje somos uma instituição imponente e representativa no cenário regional ”, destaca o diretor Edson Wiethölter. 

 

Compromisso com a região

Ele reforça que pensar a região ou estar à disposição dela não é apenas um posicionamento, mas um compromisso da escola que está em uma cidade polo, como Lajeado, e traz diferenciais em educação para que, realmente, as famílias tenham assertividade na formação integral dos seus filhos. “E não só nas áreas do conhecimento tradicionais, como Matemática, Ciências e Linguagens, mas também nos setores culturais, das artes, do esporte, fazendo com que todos tenham desenvoltura para enfrentar o mercado que exige pessoas cada vez mais humanas e conectadas com a realidade regional e, principalmente, global.” 

 

Com uma escola cada vez mais conectada com os meios que movem a região, como o comércio, a indústria e o agronegócio, o GA quer que o estudante possa obter conhecimentos e experiências para contribuir, a partir da escola, com todas as áreas que movem Lajeado e o Vale. “É a escola abrindo portas e conexões para que a comunidade possa perceber inovações. Como exemplo disso temos o Festival do Livro, que é regional, a Orquestra GA/Univates, que é um projeto para a comunidade do Vale, o estágio profissional do Ensino Médio, lançado recentemente, entre tantas outras ações. A escola como centro de todas as atenções para transformar o que está ao nosso redor”, salienta o diretor. 

 

Desenvolvimento integral e acolhimento

Entre as famílias de fora de Lajeado que escolheram o GA para preparar os seus filhos estão a dos alunos Théo Ströher Adams, 9, e Davi Ströher Adams, 13, de Santa Clara do Sul; e de Giovana Rigo, 16, de Estrela.

 

Conforme a mãe dos meninos do 3º e 7º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, Leila Ströher, a definição pelo colégio foi motivada pelo acolhimento e carinho com todos os alunos. “O GA é uma grande família, onde todos são tratados com muita atenção e respeito por todos, diretor, funcionários e professores. Seguimos acreditando que fizemos a melhor escolha de  ensino para os nossos filhos”, ressalta Leila. “Observamos uma grande preocupação com o desenvolvimento emocional e intelectual de cada aluno.”

A mãe da Giovana, Marinês Rigo, conta que a filha estuda há um ano no GA e já percebe a evolução e o desenvolvimento dela, que hoje está no 2º ano do Ensino Médio. “Escolhemos o colégio pelo ensino de qualidade, bem como os diferenciais de aprendizagem e desenvolvimento oferecidos aos estudantes. As nossas expectativas foram totalmente atendidas. Na verdade, elas foram superadas. Gostaria de salientar o acolhimento que tivemos na escola, onde percebemos a conexão do trabalho entre a direção, professores e funcionários em prol dos estudantes”, elogia Marinês. “É muito bom presenciar um local de estudo que, além do ensino, educa pessoas para a vida.”