Família tradicionalista

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

Família tradicionalista

Por

Atualizado domingo,
04 de Dezembro de 2022 às 10:47

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Maiquel Traesel, 40 anos, sua esposa Andréia Ferreira e a filha Carolina Traesel, 10, são daqueles tradicionalistas que fazem porque gostam e vivem quando podem a tradição. Moradores da cidade de Cruzeiro do Sul, contam que onde tem um movimento da tradição gaúcha, lá estão pilchados e levando a filha para ver e ter o mesmo amor que eles pela terra onde nasceram, o nosso Rio Grande.

Crédito: Claiton Miranda


Como é a Missa Crioula?

A Missa Crioula é uma missa católica, com o mesmo sentido espiritual e religioso, só que com a linguagem adaptada com símbolos gaúchos.
Foi idealizada na volta dos anos 1960 pelos padres Paulo Aripe e Amadeu Canelas. A primeira foi celebrada no Alegrete no dia 28 de fevereiro de 1963.Na Missa Crioula, Jesus Cristo é chamado de “Divino Tropeiro”, Maria ou Nossa Senhora é a “Primeira Prenda Celeste”, o Espírito Santo é o “Divino Candeeiro” e Deus é o “Pai Celeste”.

No lugar das jarras com água e vinho, são utilizadas cambonas feitas de guampa. Candeeiros estão no lugar dos castiçais com velas. E o altar é forrado com um pala rio-grandense.

Tem um momento interessante da missa que é a hora em que é lembrada a Revolução Federalista, o conflito entre maragatos e chimangos. Como um ritual religioso, a missa busca a paz entre os irmãos gaúchos, por isso na hora da oração, são depostas as armas e um lenço branco e um vermelho são entrelaçados numa cruz em sinal de união.

Vale lembrar que a Missa Crioula, mesmo depois de mais de 50 anos, ainda causa controvérsia entre alguns católicos gaúchos. Tem muita gente que não concorda com a mudança nos ritos.

Crédito: Claiton Miranda

Acompanhe
nossas
redes sociais