Ranking que está entre os mais respeitados do mercado empresarial, o 500 Maiores do Sul revela anualmente as maiores e mais competitivas empresas do RS, Paraná e Santa Catarina. Oito empresas do Vale do Taquari aparecem no ranking Nacional: Cooperativa Languiru (128º), de Teutônia, Baldo S.A. (143º), de Encantado, Metalúrgica Hassmann (281º), de Imigrante, Indústria de Alimentos Estrela S/A – Latvida (343º), de Estrela, além de Unimed VTRP (302º), Frusapar Participações S/A – Fruki (358º) e Florestal Alimentos (419º), de Lajeado.
Produzido pela Revista Amanhã e Pwc desde 1991, o levantamento relativo ao ano anterior considera a média entre patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro líquido (10%) e serve como guia das movimentações do mercado corporativo. A Metalúrgica Hassmann teve grande salto de desempenho, pulando 99 posições no ranking geral e alcançando o terceiro lugar no Vale.
Destaque também para a Latvida, que não ranqueou em 2020, e para a Florestal, que saltou 74 posições. Desempenho positivo também para a Fruki e OIW. A primeira colocação no Vale continua com a Languiru, que perdeu oito posições no ranking geral. Segunda na região, Baldo SA perdeu duas posições, enquanto a Unimed caiu sete no ranking, figurando em quarto na região.
Lajeado recebe prêmio de associação das cidades inteligentes
O ecossistema de inovação e tecnologia de Lajeado foi novamente destaque nacional. Na noite de quarta-feira, 30, recebeu o Anciti Awards 2020, Prêmio Nacional da Associação das Cidades Inteligentes. A distinção reconhece os municípios com melhor desempenho na gestão da Tecnologia da Informação.
Lajeado ficou em 1º lugar entre as cidades com até 100 mil habitantes. Recife (PB) lidera o ranking geral, seguido de Vitória (ES), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Mais do que um troféu, o prêmio indica ao mercado da inovação que a cidade está apta a receber investimentos, abrigar talentos e se constituir enquanto polo tecnológico.
RÁPIDAS
• Vale no Setcergs – Quatro representantes de empresa do Vale do Taquari fazem parte da chapa que reconduziu Sérgio Gabardo à presidência do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do RS (Setcergs). A vice-presidência de Transportes fica com Diego Tomasi, da Tomasi Logística,, Andressa Scapini, da Scala Transporte e Administração assume a vice-presidência de Transporte Internacional, enquanto Jeancarlo Giovanella, da Giovanella Transportes, e Eduardo Luiz Richter, da TransVR, assumem o cargo de Diretores Efetivos. A eleição, em chapa única, foi realizada na noite de quarta-feira, dia 30.
• PMetric no Espírito Santo – Startup incubada no Tecnovates, a PMetric foi uma das startups selecionadas para aceleração em programa desenvolvido pelo governo do Espírito Santo. Mais de cem projetos foram inscritos no programa, que disponibiliza até R$ 100 mil por startup selecionada, além de seis meses de mentorias, qualificações e networking.
Pioneira na América Latina em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para rastreabilidade indoor, a PMetric é exemplo do potencial dos editais para o desenvolvimento das startups. A empresa participou o Programa de Incentivo à Indústria Gaúcha, desenvolvido pelo Sistema S, angariando um total de R$ 628 mil para o desenvolvimento de projetos. Também foi uma das startups brasileiras selecionadas para o programa Microsoft for startups Founders Hub.
• Saúde e sustentabilidade – A Docile, em parceria com a BRF e o Grupo Imec, realiza amanhã evento que une a prática exportiva e a conscientização ambiental. Chamada da Plogging, a atividade faz parte de movimento iniciado na Suécia, que reúne voluntários para caminhar e recolher resíduos às margens das rodovias – visando sensibilizar a comunidade sobre o descarte correto de resíduos. Em Lajeado, a caminhada começa às 7h30 e tem ponto de partida na sede da Docile e se estende pela ERS-130.