Vale tem oito empresas entre as 500 maiores do Sul

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Vale tem oito empresas entre as 500 maiores do Sul

Por

Ranking que está entre os mais respeitados do mercado empresarial, o 500 Maiores do Sul revela anualmente as maiores e mais competitivas empresas do RS, Paraná e Santa Catarina. Oito empresas do Vale do Taquari aparecem no ranking Nacional: Cooperativa Languiru (128º), de Teutônia, Baldo S.A. (143º), de Encantado, Metalúrgica Hassmann (281º), de Imigrante, Indústria de Alimentos Estrela S/A – Latvida (343º), de Estrela, além de Unimed VTRP (302º), Frusapar Participações S/A – Fruki (358º) e Florestal Alimentos (419º), de Lajeado.

Produzido pela Revista Amanhã e Pwc desde 1991, o levantamento relativo ao ano anterior considera a média entre patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro líquido (10%) e serve como guia das movimentações do mercado corporativo. A Metalúrgica Hassmann teve grande salto de desempenho, pulando 99 posições no ranking geral e alcançando o terceiro lugar no Vale.

Destaque também para a Latvida, que não ranqueou em 2020, e para a Florestal, que saltou 74 posições. Desempenho positivo também para a Fruki e OIW. A primeira colocação no Vale continua com a Languiru, que perdeu oito posições no ranking geral. Segunda na região, Baldo SA perdeu duas posições, enquanto a Unimed caiu sete no ranking, figurando em quarto na região.


Lajeado recebe prêmio de associação das cidades inteligentes

O ecossistema de inovação e tecnologia de Lajeado foi novamente destaque nacional. Na noite de quarta-feira, 30, recebeu o Anciti Awards 2020, Prêmio Nacional da Associação das Cidades Inteligentes. A distinção reconhece os municípios com melhor desempenho na gestão da Tecnologia da Informação.

Lajeado ficou em 1º lugar entre as cidades com até 100 mil habitantes. Recife (PB) lidera o ranking geral, seguido de Vitória (ES), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Mais do que um troféu, o prêmio indica ao mercado da inovação que a cidade está apta a receber investimentos, abrigar talentos e se constituir enquanto polo tecnológico.


RÁPIDAS

• Vale no Setcergs – Quatro representantes de empresa do Vale do Taquari fazem parte da chapa que reconduziu Sérgio Gabardo à presidência do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do RS (Setcergs). A vice-presidência de Transportes fica com Diego Tomasi, da Tomasi Logística,, Andressa Scapini, da Scala Transporte e Administração assume a vice-presidência de Transporte Internacional, enquanto Jeancarlo Giovanella, da Giovanella Transportes, e Eduardo Luiz Richter, da TransVR, assumem o cargo de Diretores Efetivos. A eleição, em chapa única, foi realizada na noite de quarta-feira, dia 30.

• PMetric no Espírito Santo – Startup incubada no Tecnovates, a PMetric foi uma das startups selecionadas para aceleração em programa desenvolvido pelo governo do Espírito Santo. Mais de cem projetos foram inscritos no programa, que disponibiliza até R$ 100 mil por startup selecionada, além de seis meses de mentorias, qualificações e networking.

Pioneira na América Latina em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para rastreabilidade indoor, a PMetric é exemplo do potencial dos editais para o desenvolvimento das startups. A empresa participou o Programa de Incentivo à Indústria Gaúcha, desenvolvido pelo Sistema S, angariando um total de R$ 628 mil para o desenvolvimento de projetos. Também foi uma das startups brasileiras selecionadas para o programa Microsoft for startups Founders Hub.

• Saúde e sustentabilidade – A Docile, em parceria com a BRF e o Grupo Imec, realiza amanhã evento que une a prática exportiva e a conscientização ambiental. Chamada da Plogging, a atividade faz parte de movimento iniciado na Suécia, que reúne voluntários para caminhar e recolher resíduos às margens das rodovias – visando sensibilizar a comunidade sobre o descarte correto de resíduos. Em Lajeado, a caminhada começa às 7h30 e tem ponto de partida na sede da Docile e se estende pela ERS-130.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais