Telefones dos anos 2000

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Telefones dos anos 2000

Por

Gustavo Adolfo 03


Comércio  aos domingos

Há 20 anos, o tema já gerava polêmica em Lajeado. A câmara de vereadores da cidade analisava um projeto na sessão, mas a ideia não foi adiante

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Lauro Gisch,
presidente do STR de Lajeado na época. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

HÁ 50 ANOS

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado

Cinco décadas atrás, as primeiras aposentadorias eram entregues aos agricultores. Naquela época, os sindicatos dos trabalhadores rurais tinham grande importância na região, em especial, porque Lajeado era composta por diversos distritos, que em sua maioria eram de área rural.

O Informativo noticiava a chapa concorrente à diretoria do Sindicato de Lajeado. Sem oposição até então, o futuro presidente seria Aleixo Lauro Gisch, que em 1972 já ocupava o cargo e seria reeleito.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Hidrelétrica de Itaúba

Cinquenta anos atrás, o chamado Alto Taquari presenciava um momento de prosperidade regional, em especial, com o projeto de construção do Porto de Estrela, consolidando o tão esperado entroncamento hidro-rodo-ferroviário, e a Barragem de Bom Retiro do Sul. Diante desse cenário, o Jornal Nova Geração trazia em suas páginas outras obras a nível estadual.

Uma delas era a fase final de construção da Central Hidrelétrica de Itaúba, localizada entre os municípios de Arroio do Tigre e Júlio de Castilhos, no Rio Jacuí. Naquele tempo, existiam hidrelétricas em Passo Fundo, Candiota e Passo Real. A central existe até hoje, mas com as emancipações localiza-se agora entre as cidades de Pinhal Grande e Estrela Velha.


Hoje é Dia Nacional da Astronomia, Dia do Samba e do Sambista, Dia do Profissional de Relações Públicas e Dia Pan-Americano da Saúde

Santo do dia: Santa Bibiana

Acompanhe
nossas
redes sociais