A rodada final do Grupo E pela primeira fase da Copa do Mundo do Catar reservou muitas emoções do início ao fim na tarde desta quinta-feira, 1°. Japão e Espanha classificaram-se, respectivamente, na 1° e 2° colocações, para as oitavas de final. As seleções vão enfrentar Croácia e Marrocos, representantes do Grupo F. Por outro lado, a Alemanha amargou a segunda queda consecutiva antes do mata-mata. Em um jogo marcado por viradas, a equipe venceu a Costa Rica por 4 a 2, mas perdeu para os espanhóis no saldo de gols ( 6 a 1).
Na última rodada, os japoneses surpreenderam os espanhóis, com a vitória de virada, por a 2 a 1, no Estádio Internacional Khalifa. O time nipônico fechou a fase classificatória com 6 pontos. A Espanha abriu o placar com Álvaro Morata aos 11 minutos, mas Doan e Tanaka deram números finais ao confronto, com gols aos 3 e 6 minutos da etapa complementar. Os japoneses resistiram à pressão até o fim, pois caso sofressem o empate, perderiam a vaga para os alemães.
A Alemanha abriu o placar com Gnabry aos 10 minutos e pressionou durante todo o primeiro tempo. No entanto, tomou dois sustos na segunda etapa, quando Tejeda e Manuel Neuer (contra) viraram o jogo para a Costa Rica. Minutos depois, os alemães retomaram o controle da partida e construíram o resultado com Havertz, duas vezes, e Füllkrug. Insuficiente. Ambas se despedem na primeira fase.