Canto da Lagoa chega aos 30 anos e presta homenagem ao Cristo Protetor

FESTIVAL DE MÚSICA

Canto da Lagoa chega aos 30 anos e presta homenagem ao Cristo Protetor

As inscrições começam nesta quarta-feira, 30, e o regulamento pode ser encontrado nas redes sociais do Canto da Lagoa. A 17ª edição do evento prevê R$ 85 mil em premiação

Por

Atualizado terça-feira,
29 de Novembro de 2022 às 21:28

Canto da Lagoa chega aos 30 anos e presta homenagem ao Cristo Protetor
A 17ª edição do Canto da Lagoa foi lançada oficialmente na tarde de ontem, 29, no quiosque da família Sangalli. Crédito: Júlia Amaral
Encantado

Um dos maiores festivais de música autoral da América Latina, o Canto da Lagoa volta a ocorrer de forma presencial em 2023. O evento, que foi lançado oficialmente na tarde de ontem, 29, no Quiosque da família Sangalli, vai ocorre de 30 de março a 2 de abril, no Parque João Batista Marchese. Na edição em que completa 30 anos, haverá homenagem à história do evento e composições autorais inspiradas no Cristo Protetor.

As inscrições iniciam nesta quarta-feira,30, com a divulgação do regulamento, que pode ser conferido nas redes sociais do Canto da Lagoa. A programação inicia com as apresentações do Festival Estudantil, quando serão selecionadas 10 músicas, sendo que os três primeiros colocados recebem uma quantia a mais em dinheiro e um troféu. É também neste momento que ocorre a homenagem aos 30 anos de Canto da Lagoa.

Cada participante do Festival Estudantil pode fazer uma releitura de uma música que já foi apresentada em edições anteriores do evento. “É muito importante a criança também já começar a participar. Esse é um evento que envolve muita gente, muitas famílias. Uma celebração como essa, para nós, é muito importante”, comenta a presidente da Associação Cultural Encantado, Leine Ferreira Werner.

Inspiração do Cristo Protetor

No dia 31 de março ocorre a fase regional, quando as composições devem ter como tema o Cristo Protetor. Além do valor em dinheiro e troféu, o primeiro lugar também ganhará a gravação de um clipe musical. No mesmo dia, ocorre a apresentação da categoria “Instrumental”, uma novidade da Edição.

Na noite seguinte, são apresentadas as canções da categoria nacional. Nesta etapa, além das três melhores canções, são premiadas o melhor intérprete, o melhor arranjo musical, o melhor instrumentista, a melhor letra e a melhor música com o tema Cristo Protetor. Os prêmios do Canto da Lagoa, na soma de todas as categorias, chegam a R$ 85 mil.

“A expectativa é muito grande. Os festivais estão retomando, então as participações começam a aumentar”, diz o prefeito Jonas Calvi. O chefe do executivo lembra também que o evento já teve participações de outros países, em especial, dos vizinhos Uruguai e Argentina.

Há 30 anos

O evento surgiu do encontro entre amigos que se encontravam nos finais de semana para tocar e cantar à beira da Lagoa da Garibaldi. Um dos idealizadores do festival, em 1991, foi Adroaldo Conzatti, que era prefeito de Encantado na época. No ano seguinte, foi realizada a primeira edição.

Em 1993, a comissão organizadora decidiu que as composições deveriam ser inéditas. Desde então, centenas de músicos, compositores e instrumentistas passaram pelo palco do festival, primeiro na Lagoa, depois no Parque, quando o evento tomou proporções maiores, a partir de 1998. O evento ocorreu anualmente de 1992 até 2001, quando as edições passaram a ocorrer de formas mais espaçadas, chegando a 17ª edição em 2023.

Acompanhe
nossas
redes sociais