10 RAZÕES PARA O SEU FILHO SER GA

Produzido por Estúdio Alfa

10 RAZÕES PARA O SEU FILHO SER GA

No Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo - Unidade São Cristóvão e Campus Univates, as turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio contam com formação humana e plena, equipe pedagógica de alto padrão, infraestrutura modelo, experiências inovadoras e projetos protagonistas que transformam suas histórias e a comunidade.

Apresentado por

– Primeira Escola Bilíngue com dupla docência

Um dos projetos pioneiros do GA foi a implantação, neste ano, do bilinguismo. Crianças de 5 a 8 anos têm aulas com um professor de Português e um de Inglês, de forma simultânea e muito lúdica. O propósito é que esses estudantes alcancem, até o 4º ano do Ensino Fundamental, habilidades e competências para entender e falar a Língua Inglesa, e sigam para os próximos níveis familiarizados com o idioma. 

– Maior Ensino Médio privado da região

O maior Ensino Médio privado é o do GA, com quase 200 estudantes, e que tem sido referência de modelo do Estado. Desde o início de 2022, o GA tem uma unidade de ensino no Campus da Univates, com um projeto pedagógico voltado, especialmente, à preparação do estudante para a futura carreira. Para isso, a teoria aliada à prática é constante e o aluno tem muito mais experiências para fomentar sua formação, com um time de professores de alto padrão. Além de usufruir de todo o ecossistema que envolve a universidade, participam de disciplinas de cursos técnicos e de graduação, e estágios em empresas conveniadas com o colégio.

– Em média, estudantes praticam 2,3 atividades extracurriculares

O GA oferece 22 atividades extracurriculares: futsal, voleibol, basquete, patinação, karatê, dança, desenho, gaita, violão, ukulele, teclado, violino, clarinete, flauta doce, flauta transversa, trompete, saxofone, clarinete, piano, coral, orquestra e teatro. Isso significa que, no turno em que não estão em aula, os estudantes praticam, em média, 2,3 modalidades, que colaboram para a saúde, autonomia, disciplina, autoestima, raciocínio, destreza motora, trabalho em equipe, tolerância à frustração, respeito, comunicação, responsabilidade, concentração e muita diversão. 

– GA, uma escola do Vale do Taquari

O GA é uma referência em ensino e qualificação integral dos estudantes para toda a região. Atualmente, além de atender estudantes de todos os recantos do município de Lajeado, recebe alunos de nove diferentes cidades do Vale do Taquari, abrindo nosso raio de atuação e aumentando ainda mais sua responsabilidade com educação de excelência. Assim, também vislumbrando que os estudantes criem e participem de iniciativas que auxiliem e transformem a comunidade regional.

– Primeira Escola de Educação Infantil do RS

Criada na década de 1960 para atender crianças de famílias vindas do interior para o bairro Piraí (hoje São Cristóvão), a instituição foi a primeira entidade a ser constituída para ser uma escola de Educação Infantil do RS. Na década de 90, o GA introduz a Educação Básica por necessidade da comunidade. Desde então, o GA se destaca no Vale pelo protagonismo e por oferecer, há 55 anos, um ensino de qualidade e atento à realidade em que vivemos. 

– Biblioteca com 20 mil exemplares

A Biblioteca Mario Quintana é um convite para o estudante viajar, imaginar, aprender e se encantar pelos livros. São mais de 20 mil obras literárias à disposição na unidade do bairro São Cristóvão. O acervo fica ainda maior no Ensino Médio, com o acesso à Biblioteca Univates. O gosto pela literatura também é incentivado pelo Festival do Livro do GA, que acontece todos os anos. É um evento de 10 dias, que envolve a comunidade escolar e regional. Uma oportunidade para os estudantes conversarem com autores, lançarem suas próprias obras e terem vivências enriquecedoras. 

– Incentivo ao talento por meio da cultura e do esporte

O incentivo ao talento também é um dos grandes propósitos da instituição. Na área cultural, são oferecidas aulas de música e teatro para todos os níveis de ensino (além de outras atividades extracurriculares supracitadas), uma orquestra em consonância com a universidade (que até 2030 deve ser filarmônica), corais infantis, aulas de artes, desenhos, entre outras iniciativas. No esporte, os estudantes contam com três quadras na Unidade São Cristóvão e todo o complexo esportivo da Univates para a prática de diferentes modalidades. Em 2022, mais uma grande conquista: a formação de duas equipes de competição no vôlei e basquete, já com resultados importantes para o GA. 

– Turno Inverso: como se estivessem em casa

Para os pais que não têm onde deixar os filhos no turno inverso ao das aulas, o GA coloca sua estrutura à disposição. Como se estivessem em casa, as estudantes de todo o Ensino Fundamental recebem refeições, têm o momento do descanso, podem fazer os temas de casa, participar de diferentes atividades pedagógicas e recreativas e brincar, sempre buscando a formação plena sob acompanhamento de profissionais capacitados.  

– Corpo Docente e profissional de alto padrão 

Os professores e colaboradores do GA têm formação continuada durante todo o ano, acompanhamento de psicóloga institucional e fomento e incentivo à formação contínua. Outro diferencial é que todos os professores possuem Ensino Superior e a maioria tem pós-graduação e especialização nas suas áreas, entre um grupo representativo com mestrado, garantindo um time de qualidade e apropriado em cada nível de escolarização.

– Uma escola humana

Preocupada com a formação integral do ser humano, a instituição prioriza o cuidado de diversas formas aos estudantes e colaboradores, levando em consideração a subjetividade de cada ente nesse processo formativo. A instituição faz com que o aluno se sinta acolhido, incluído nas atividades, de forma que, além de desenvolver conhecimentos sobre fórmulas e conceitos, também se desenvolva de forma socioemocional e espiritual.