Resultados da Expovale 2002

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Resultados da Expovale 2002

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Exatamente vinte anos atrás, a maior feira do Vale do Taquari encerrava sua programação. Naquele ano, o presidente da comissão organizadora do evento foi Paulo Hoppe e o presidente da Acil era Ito Lanius.A expectativa de público foi superada, com mais de 130 mil visitantes nos dez dias de evento. Nos negócios, mais de R$ 10 milhões foram registrados. Neste ano, a Expovale movimentou mais de R$ 98 milhões e 100 mil pessoas.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Acesso sobre o Arroio Estrela

Depois de meses de obra, a ponte sobre o Arroio Estrela era finalmente liberada para tráfego. Comerciantes na rua Coronel Müssnich comemoravam a reabertura do acesso, que aumentava muito o fluxo de veículos e o movimento nos estabelecimentos.


Confirmada a duplicação da BR-386

Há 20 anos, um ofício garantia maior verba para as obras de duplicação da BR-386 no trecho entre Estrela e Tabaí. Apesar da notícia veiculada em 2002, as obras só iniciaram em 2010 e foram concluídas somente em 2018.
Pouco mais de vinte anos atrás, em 2001, a ponte sobre o Rio Taquari, que liga Lajeado e Estrela, recebia a duplicação, com a inauguração de uma segunda ponte.


Hoje é Dia Mundial do Vovô, Dia do Mestre-Sala  e Porta-Bandeira

Santo do dia: Santo André Dung-Lac


Enquanto isso…

Desfile polêmico – Há 20 anos, o estilista britânico John Galliano apresentava uma nova coleção no desfile da Dior e ostentava um cartaz incentivando o uso de pele de animais nas roupas. Entre as peças, estavam casacos feitos com pele de vison. Naquela época, vários estilistas voltavam ao uso de animais na confecção. O desfile foi extremamente polêmico e rendeu diversos protestos.


HÁ 50 ANOS

Cinquenta anos atrás, o prefeito eleito Alípio Hüffner anunciava o novo secretário municipal de Agricultura, a partir de 1973. O escolhido era o engenheiro agrônomo Leopoldo Feldens.

O futuro secretário adiantava que contrataria vinte técnicos para prestar assistência aos agricultores de Lajeado. Conforme notícia do jornal O Informativo, muitos seriam jovens, formados pelo Colégio Agrícola de Teutônia.

Os técnicos seriam distribuídos por distritos, dois em cada. Entre as prioridades estaria o reflorestamento, a conservação e recuperação do solo, a pomicultura e as pastagens.

Décadas depois, Leopoldo Feldens foi eleito prefeito de Lajeado, em 1993. Durante seu governo, o Jardim Botânico da cidade foi criado e o prédio da biblioteca pública foi construído.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Salão do Automóvel – Há 50 anos, os lançamentos nacionais de carros eram expostos no Salão do Automóvel, em São Paulo. Naquele ano, entre os destaques estavam o Ford Maverick, o Chevette e a Brasília, modelos que entrariam no mercado a partir de 1973.

Acompanhe
nossas
redes sociais