Experiência empreendedora inspira trajetória na educação

O MEU NEGÓCIO

Experiência empreendedora inspira trajetória na educação

Diretora do Colégio Madre Bárbara compartilha história de vida e projeta futuro da instituição

Por

Experiência empreendedora inspira trajetória na educação
Rogério Wink entrevistou a diretora do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM, Maria Elena Jacques, na edição desta semana de O Meu Negócio. Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari

Da infância em ambiente empreendedor à gestão de uma das principais instituições de ensino da região. Maria Elena Jacques foi a entrevistada desta semana do programa O Meu Negócio, apresentado por Rogério Wink. Ela é natural de Cruzeiro do Sul e conviveu com os pais e avós donos de casa comercial antes de despertar vocação ao ensino.

A experiência no empreendedorismo aproximou Maria Elena da comunidade escolar. Frente ao Colégio Madre Bárbara – Rede ICM, em Lajeado, teve como desafio tornar a escola mais presente no cotidiano da sociedade. Quando assumiu a instituição conseguiu remover muros do entorno do prédio. Uma decisão questionada mas que abriu o local para o trabalho coletivo.

Outro importante processo foi a atualização das diretrizes da escola, sem perder os princípios. Maria Elena liderou a implementação da Educação Infantil de 0 a 5 anos. Com o passar dos anos também promoveu diversas melhorias e agora a instituição se prepara para um novo ciclo. Hoje são mais de 1,2 mil alunos e a expectativa é de abrir sete salas até 2024.

De acordo com a diretora, a evolução apenas foi possível com o trabalho coletivo de toda a comunidade escolar. “Avançamos muito no conhecimento e nossa preocupação constante é em formar pessoas do bem, que definam com alegria o futuro profissional, se valorizem, respeitem a ideia do próximo, sejam conscientes e tenham opinião.”

Assim como teve a experiência do empreendedorismo ainda na infância, Ana Elena considera essencial que os alunos tenham o contato com diferentes profissões. Para isso, a escola promove atividades com profissionais, faz testes vocacionais, visitação às universidades e busca novas alternativas para que os alunos sejam protagonistas no mercado de trabalho.


ENTREVISTA | Maria Elena Jacques, Diretora do Colégio Madre Bárbara

“Queremos formar pessoas do bem, conscientes e de opinião”

Rogério Wink – O ambiente empreendedor da família foi importante para definir sua carreira?

Maria Elena Jacques – Sempre gostei muito de conversar. Meu pai dizia que precisava atender bem os clientes para que eles voltassem. Era preciso ouvir e respeitar o que eles falavam. Já com 12 anos ajudava no armazém e me inspirava muito na avó. Mesmo sem estudo era empreendedora e tinha muita experiência na área. Com isso desenvolvi esse perfil de acolhimento e diálogo, algo que uso no cotidiano do Colégio Madre Bárbara.

Como se aplica esse seu perfil no Colégio Madre Bárbara?

Maria Elena – O diálogo é a melhor ferramenta para resolver as inquietudes. Precisamos saber escutar e dialogar. Isso significa que há comprometimento entre quem fala e ouve sem esquecer da transparência. Por isso estou muito segura, rodeada de pessoas que pensam com diversidade, mas com foco principal a proposta educativa e valores sempre trabalhados em círculos.

Quem lhe inspirou para o trabalho em sala de aula?

Maria Elena – Sou egressa de escola pública e sempre gostei do ambiente de ensino. Na família quatro tias eram professoras e foram minha inspiração. Por isso, amo o que faço e não saberia fazer outra coisa a não ser trabalhar no Colégio Madre Bárbara. Quando sair daqui será de cabeça erguida e com o sentimento de missão cumprida, além de levar as alegrias do convívio com a comunidade escolar.

Quais são os princípios e o que tem a ver com o Colégio Madre Bárbara?

Maria Elena – Centramos nos ensinamentos e testemunhos da fundadora. A paixão dela pela congregação era atender e dar acolhimento aos pobres. Ela sempre teve muita coragem e ânimo. Quando fui convidada para ser diretora a maior preocupação era levar a responsabilidade de uma instituição até então sob gestão das irmãs.

Em uma instituição tradicional como promover a inovação, reter e estimular bons educadores?

Maria Elena – É um desafio muito grande. Penso que nada acontece por acaso. Trabalhamos sem perder a essência, se abrir ao novo e assumir a proposta pedagógica e testemunhos da fundadora. Temos apenas três irmãs que trabalham de forma direta na escola e elas nos dão essa sustentação. Ao mesmo tempo mantemos uma comunicação muito próxima com os 1,2 mil alunos, pais e responsáveis. Busco acompanhar e participar das atividades e eventos no colégio.


DICA DE LEITURA

“Nem home nem office”. Essa é a sugestão de livro desta semana. A obra de Tiago Alves aborda a perspectiva de como as mudanças nas organizações convergem para um novo modelo de trabalho com os escritórios do futuro.


Acompanhe
nossas
redes sociais