Com antigas e novas atrações, Delícias da Colônia completa 20 anos

TURISMO

Com antigas e novas atrações, Delícias da Colônia completa 20 anos

Um dos roteiros mais tradicionais do Vale foi lançado em 2002, em Estrela. Composto também pelos municípios de Colinas e Imigrante, exalta gastronomia e cultura típica

Por

Com antigas e novas atrações, Delícias da Colônia completa 20 anos
Integrante do roteiro, Sonora Bier Rock recebe milhares de pessoas por mês (Foto: Divulgação)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Exaltar a gastronomia e espaços históricos da região. Há 20 anos, o roteiro turístico Delícias da Colônia foi criado na intenção de fortalecer o turismo na região. Composto pelos municípios de Estrela, Colinas e Imigrante, hoje é o itinerário é o mais antigo em atividade do Vale do Taquari. O itinerário foi idealizado pelo servidor da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela, Antônio Veloso.

Após a entrada e saída de alguns empreendimentos, o roteiro turístico segue movimentando milhares de visitantes por mês. Entre os atrativos que reproduzem as culturas germânica e italiana, estão presentes casas antigas em estilo enxaimel, diversas especiarias culinárias e bebidas artesanais.

A turismóloga e presidente da Associação Turística Regional Delícias da Colônia (Aturdec), Tati Gärtner, destaca que entre as entradas e saídas do roteiro, é possível perceber a visibilidade que o Delícias da Colônia ganha a cada dia. Atualmente com 13 pontos de visitas, a expectativa é que o grupo aumente, visto que a procura entre os turistas aumentou.

“Temos um roteiro que em 20 anos não parou. Mostramos a nossa história, nossa cultura e nossa culinária. Estamos mais fortalecidos e quanto mais união, mais sucesso teremos”, destaca a turismóloga. Ela ressalta que o sucesso do roteiro é um alívio para os que iniciaram neste ideal. “As pessoas não acreditavam no investimento em turismo. Mas fomos ganhando visibilidade com o trabalho da associação”, comenta. Tati destaca que hoje o turismo é fonte de renda aos empreendedores, além de impulsionar o desenvolvimento das cidades.

Pontos consolidados

Entre os pontos turísticos que fazem parte desde o início do roteiro, o Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante, é considerado um ponto de paz para os visitantes. Construído na década de 1940, é um local histórico que possui a única capela em estilo medieval do Brasil.

Os amantes da natureza também encontram estabelecimentos em que podem explorar o meio ambiente, o ar livre e descobrir novas plantas. O município abriga o Cactário Horst é o maior cactário da América Latina em variedades de cactos e suculentas.

A Cascata das Orquídeas é um espaço ao ar livre, com trilhas ecológicas, orquídeas e outras flores que são cultivadas para venda. A casa estilo enxaimel, com aproximadamente 200 anos, é uma das mais antigas do Vale do Taquari. Com diversas ofertas, como café colonial e piquenique, o local segue em ampliação.

Segundo Silvane Lagemann Caio, sócia do local, um museu voltado às viagens pelo mundo está em fase de construção. E ela garante que tem outros projetos prontos para serem lançados. Ela destaca que participar do roteiro auxiliou no processo de expansão do local. “Isso nos tornou mais conhecidos, tanto a nível de estado, como de país. Um ponto turístico não faz turismo sozinho”, avalia.

O roteiro segue até o município de Colinas. Próximo à antiga estação férrea, está a Casa do Artesão, que reúne artesanatos, produtos agroindustriais e o tradicional Café da Colônia. Já em Estrela, um dos locais fundadores do roteiro: O Alambique Berwanger. No porão da casa, turistas podem conhecer o processo de produção de cachaças de cana-de-açúcar e licores, além de experimentar as bebidas.

Novas delícias

Desde 2021, o projeto conta novos empreendimentos, desde locais que destacam a culinária, até espaços para hospedagens. Desde agosto deste ano, o Sonora Bier Rock, em Estrela, integra o roteiro e recebe milhares de pessoas no mês. O local é uma cervejaria que conta com espaço ao ar livre, apresentações de música ao vivo, bem como bebidas artesanais e culinária típica alemã.

Adriano Prediger, proprietário do Sonora, destaca que fazer parte do roteiro fortalece o nome do empreendimento. Entre os novos locais estão, Klein Meliponário, Restaurante Estaleiro, Pousada Steinhaus, Espaço Koloniehof, Morro Thomas, Taigi Garden e Pitéu do Woody.

Evento comemorativo

Em celebração aos 20 anos do roteiro turístico, os empreendedores se reuniram na noite dessa quinta-feira, 17, no Sonora Bier Rock. Durante a festividade, produtos que compõem o roteiro, como cervejas, cachaça, cucas, salames e bolinho de batata foram servidos aos convidados. Para aprofundar a experiência do roteiro, o diretor administrativo do Convento Franciscano São Boaventura, frei Blasio Kummer, concedeu bênção aos presentes no evento.

Os Grupos Folclóricos de Estrela também animaram a comemoração e dançaram ao som da Banda de Estrela. Ao final, o tradicional brinde “Arriba, abajo, al centro, y adentro!” com as cachaças do Alambique Berwanger finalizaram as comemorações. A saudação geralmente é feita com os turistas ao final da visita no local.

Leia também no site do Jornal Nova Geração 

Acompanhe
nossas
redes sociais