Ações da Dália pautam Projeto Locutor Mirim

Produzido por Estúdio Alfa

Ações da Dália pautam Projeto Locutor Mirim

Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, foi entrevistado por estudantes da Escola Santo Antônio, de Relvado

Apresentado por

Pelo terceiro ano consecutivo, o Programa Criança Dália foi um dos apoiadores do Projeto Locutor Mirim, uma iniciativa do Grupo Rádio Cultura, que envolveu 27 estudantes de escolas de Anta Gorda, Relvado e Doutor Ricardo. O projeto tem por finalidade comemorar a Semana da Criança e promover a interação dos pequenos ao microfone.

 

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, foi o convidado do dia 9 de novembro. Ele foi entrevistado pelos alunos Ketlyn Vitoria Bonfanti, 10, do 4º ano, Enzzo Natan de Andrade, 11, e Sofia Perim Marques, 9, do 5º ano, todos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, de Relvado.

 

Fundação

Piccinini destacou os 75 anos da Dália, completados em 15 de junho, e a origem da cooperativa, fundada em 1947 por 387 suinocultores, sob a liderança de João Batista Marchese. Ele também apresentou dados do quadro social, que somam 2,8 mil associados, distribuídos em 120 municípios do Vale do Taquari e da região Serra-Planalto, e o quadro de funcionários, que totalizam 2,9 mil nas unidades da empresa.

 

Cooperativismo

O gestor enfatizou ainda os conceitos cooperativistas e a importância do estatuto, embasado em cooperativas europeias. Piccinini mencionou também a origem do Programa Criança Dália e a posterior criação do Fundo Criança Dália, composto pela destinação do valor correspondente a 1,5% das sobras líquidas da cooperativa, resultantes do ato cooperativo. “Durante a pandemia, o programa auxiliou diversos hospitais e instituições da área de saúde com a doação de equipamentos e recursos.”

Salientou ainda a parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), de Porto Alegre. “A cada caixa de leite Dália, que possui o selo do Leão da coragem do ICI, uma parte do valor é destinada para a instituição no combate ao câncer infantojuvenil”, explicou Piccinini. 

 

Despertando para a comunicação

Ao final da programação, conduzida pelo gerente administrativo da emissora, Cristiano Quadros, e os estudantes, o presidente enalteceu a presença das crianças na bancada da emissora. “Essa experiência vai despertando o interesse pela comunicação e incentivando outros alunos. Foi uma satisfação conceder esta entrevista a vocês. A Dália sempre estará presente na comunidade regional.”

 

Presentes 

Após a entrevista, Piccinini e o conselheiro de Administração, Silvano Berté, presentearam as crianças com um kit com mochila, material escolar e camiseta do Programa Criança Dália. 

 

LEGENDA: 

Silvano Berté e Gilberto Piccinini entregaram presentes aos participantes do projeto 

 

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação