Um compromisso com o Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um compromisso com o Vale

O Grupo A Hora sempre apostou no turismo regional. Verdadeiramente. Mesmo quando muitos não acreditavam, e, por consequência, não “embarcavam” em diversas ideias lançadas ao longo de duas décadas de jornalismo, a direção, a redação e a equipe comercial sempre vislumbraram com muito otimismo o potencial turístico do Vale do Taquari. Não por menos, a primeira edição do Jornal A Hora estampou na capa a seguinte manchete: Turismo inexplorado.

Na foto, uma cascata em Sampainho, no interior de Santa Clara do Sul. E foi essa a primeira notícia na história da nossa redação. Ontem, o Grupo A Hora oficializou mais um marco histórico nessa empolgante caminhada. O lançamento do livro “Vale do Taquari” é mais uma virada de chave nessa campanha contínua e institucional em prol do turismo regional. Uma campanha sempre feita com muito afinco e otimismo por parte de todos.

É com verdadeira alegria que a nossa equipe entrega este produto jornalístico e de entretenimento aos leitores de todo o país e, quiçá, do mundo. Afinal, é uma publicação bilíngue, com uma seleção de fotos de excelência e textos de aguçar a curiosidade. É um documento para a história. É a chance de nos reconhecermos!

LEIA MAIS: Grupo A Hora e Amturvales lançam o livro “Vale do Taquari”


Mais um passo ao porto

A notícia guardada a sete chaves pela direção da Languiru é mais uma injeção de ânimo e otimismo para todo o Vale do Taquari. E também é um balde de água fria sobre os ombros pesados dos pessimistas que torcem contra o complexo portuário.

A cooperativa anuncia um investimento aproximado de R$ 40 milhões naquela área próxima ao cais do Rio Taquari, onde a Nutritec também já injeta recursos e também a necessária expertise do setor privado. Faz poucas semanas, um inédito seminário de logística foi realizado nos ambientes do porto. E as projeções de novos investimentos e concessões são animadoras. Tudo isso reforça a necessidade do porto ser definitivamente repassado ao Vale do Taquari.


Retratos da Expovale I

A 22ª Expovale está imponente. Locais que antes restavam ociosos durante o período da feira regional deram lugar a mais expositores e atrativos para os visitantes. A beleza dos estandes, dentro e fora dos pavilhões, também impressiona. As empresas e seus corajosos gestores e colaboradores estavam ávidos pelo momento de reencontrar o peculiar clima da principal feira de produtos e serviços do Vale do Taquari, e uma das maiores do sul do país. Não por menos, há milhões em negócios já projetados até o dia 20 de novembro.

Retratos da Expovale II

A cerimônia de abertura também chamou a atenção. O presidente da feira, Miguel Arenhart, fez um discurso político-ideológico no momento de dar boas vindas aos convidados. Com veemência, ele criticou os mais recentes atos judiciais cometidos contra as pessoas que ainda questionam o resultado das eleições, e defendeu os manifestantes que realizam protestos de forma pacífica e ordeira. Em suma, o advogado reforçou as importantes notas já emitidas por diversas entidades representativas do setor comercial e empresarial.

Retratos da Expovale III

O pontapé inicial da feira contou com a presença de prefeitos do Vale do Taquari e Rio Pardo. Sobre o nosso Vale, destaque para o comparecimento de gestores da região alta. Entre eles, Jonas Calvi (PTB), chefe do Executivo de Encantado. Ele caminhou ao lado do prefeito anfitrião, Marcelo Caumo (PP), durante a caminhada das autoridades pelos corredores e pátios do Parque do Imigrante. Deputado federal reeleito, Marcel Van Hatten (Novo) também participou da cerimônia. Aliás, o parlamentar anda muito próximo a Lajeado. E isso é salutar, claro.

Retratos da Expovale IV

Ainda é cedo, eu sei. Mas a junção entre a Expovale e a Construmóbil, uma obra da pandemia, tem grande potencial para dar muito certo. O principal ganho é dos expositores da feira ligada à construção civil, mobiliário e decoração, é claro. Afinal, e se confirmadas as previsões, o número de visitantes deve ser cinco vezes maior ao número registrado na última edição da Construmóbil, em 2019, quando 27 mil pessoas passaram pelo Parque do Imigrante. Ou seja, a vitrine quintuplicou de tamanho em 2022. E o mesmo pode ocorrer com os negócios.


TIRO CURTO

• A cidade de Guaporé projeta investimentos na área do turismo. Durante o passeio inaugural do Trem da Imigração, entre Colinas e Roca Sales, representantes do poder público guaporense afirmaram: vai ser do patamar do Cristo Protetor. Ou melhor. Aguardemos!

• É melhor parar. Se eu continuar cobrando fotos do prefeito de Estrela Elmar Schneider em Israel, na próxima viagem vai ter assessor pedindo para ir junto só para fazer fotos. Aí não dá. Brincadeiras à parte, o gestor terá agenda segunda-feira na embaixada brasileira, em Tel Aviv, e mesmo longe da cidade celebrou duas boas notícias relacionadas e articuladas com a Languiru.

• Futuro presidente da República, e eleito com mais de 60 milhões de votos, Lula (PT) desdenhou da “tal da responsabilidade fiscal” em recente discurso. Aliás, alguém avisa o petista que a campanha acabou. É hora de falar sério.

• O anúncio de um complexo comercial no histórico prédio da Cervejaria Polar, em Estrela, é mais uma grande notícia para a região. Parabéns à Cooperativa Languiru. O ponto é nobre, e o grande exemplo a ser seguido está no Cais Embarcadero, em Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais