Empreender é uma convicção para muitos, ainda que alguns possam não ter a certeza de onde. Contudo, o tempo e a experiência esclarecem cenários e ressaltam talentos e potenciais. E este é o caso de Mateus Pedó, sócio-fundador da Pedó Imóveis, que desde 2014 atua no mercado imobiliário de Lajeado. Prova disso é a jornada trilhada por ele, que parte de um ambiente atento ao mercado.
Natural de Marques de Souza, Mateus é fruto do encontro de duas famílias empreendedoras. Enquanto seu pai e tios criaram outra histórica empresa da região, a D’Pedó Móveis, sua família materna está há décadas à frente do Café Colonial Stacke, também em Marques. “Aos 15 anos de idade, eu passei a auxiliar meu pai na empresa da família, carregando móveis e realizando outras funções”, conta.
Ao concluir o Ensino Médio, ingressou no curso de Direito. Seu primeiro emprego foi o Tabelionato Klein. Primeiro, no setor de Reconhecimento de Assinaturas e Autenticação de Documentos. Depois, no setor de Escrituras Públicas, quando passou a atuar com procurações e escrituras de compra e venda. “O volume de negócios era impressionante. Aquilo me deixou encantado. Foi quando soube com o que ia trabalhar”, explica Mateus.
A partir dessa decisão, ele fez o curso do CRECI e atuou em algumas imobiliárias. Paralelamente, também investiu no setor da construção civil. Durante seis anos, Pedó dividiu sua atuação. Contudo, em 2014, chegou a hora de ter o seu lugar. “Vi ponto que hoje estamos à venda. De cara eu adorei! Tive certeza que era o momento certo. Reuni algumas economias e investi. Tinha o suficiente para operar durante cinco, seis meses e precisei correr atrás”, lembra.
Hoje, a empresa opera em duas frentes: venda e locação, em unidades diferentes posicionadas uma de frente para outra, entre a esquina da Av. Benjamin Constant e a Rua Pedro Albino Müller. A loja destinada para locação ainda conta com espaço reservado para o crescimento da equipe.
Segundo Pedó, o foco está em Lajeado. Em parte pela paixão que a cidade desperta, mas também pela convicção no potencial do seu crescimento e desenvolvimento. “Passo muito tempo aqui dentro, inclusive nos finais de semana. Isso traduz quem somos. Fazemos tanto porque isso nos deixa felizes”, conclui Pedó, que ilustra o quanto Lajeado abre portas para quem quer empreender.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram