Você conhece a Praça Marechal Floriano?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Você conhece a Praça Marechal Floriano?

A denominação popular de espaços públicos (ou privados) é prática corriqueira em qualquer parte do mundo. Praças, vielas, ruas ou avenidas, estádios de futebol. Todo e qualquer local está sujeito a nomes escolhidos pelo povo, e muitas nomenclaturas oficiais já foram praticamente extintas pela sociedade. O mesmo ocorre em Lajeado, é claro.

Por aqui, a “Praça da Matriz” não se chama “Praça da Matriz”, por exemplo, e o “Ginásio do Claudião” não tem sequer “Cláudio” em seu nome original. Vira e mexe e alguém tenta mexer nessas identificações. E o último movimento envolve a nossa Praça Marechal Floriano Peixoto.

Nem todos sabem, acredito, mas Praça Marechal Floriano Peixoto é o nome oficial da Praça da Matriz, em Lajeado. A denominação foi inicialmente concedida por meio de um Ato Municipal do ex-Intendente da cidade, Julio May, em 1898, e entrou em vigor quatro anos depois, sob a administração do também ex-Intendente municipal, Francisco Oscar Karnal.

Crédito: Divulgação

Ou seja, lá se vai mais de um século desde a nomeação oficial da popular área de lazer localizada em frente à Casa de Cultura, no coração da cidade. Mas são diversas as gerações que sempre trataram o espaço como “Praça da Matriz”. E isso instigou o vereador Deolí Gräff (PP).

Atual presidente do Legislativo lajeadense, Gräff se reuniu faz um mês com membros do Conselho Municipal de Política Cultural. Ele apresentou um anteprojeto de lei para oficializar o nome “Praça da Matriz”, com base em uma lei alterada em 2007, que proíbe um mesmo homenageado para dois espaços públicos (em Lajeado, também existe a Rua Marechal Floriano).

Entretanto, e após análise dos conselheiros, a solicitação do vereador do Progressistas foi rejeitada. Eles argumentam que as denominações da praça e da rua ocorreram antes da promulgação da referida lei. Portanto, seria um ato retroativo.

A tentativa de oficializar o nome popular não vingou junto ao conselho. Mesmo assim, é muito improvável que isso mude algo no dia a dia das pessoas. Afinal, quando a sociedade se apropria da identificação, é muito difícil remar contra. Não por menos, o vereador vai dar sequência à proposta e o projeto de lei, que já conta com a simpatia do prefeito e do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico, deve ser protocolado nos próximos dias na câmara dos vereadores. Aguardemos!


Enfim, a Expovale!

A principal feira de produtos e serviços do Vale do Taquari abre as portas na noite de hoje. Após duas tentativas de realizar o evento (em 2020 e 2021 a feira foi suspensa em função da pandemia), os organizadores celebram o momento sanitário do país e não enxergam risco algum à exposição regional. E não poderia haver momento mais oportuno.

Os empreendedores ainda estão com uma justificável ressaca pós-eleitoral. Afinal, o setor empresarial temia (e muitos ainda temem) o retorno da esquerda ao Palácio do Planalto. Mas é preciso seguir a vida. Assim como fizeram durante os 14 anos de governo petista à frente da nação, os empresários devem seguir audaciosos e corajosos para fazer o país andar. É assim que a banda toca. E a Expovale + Construmóbil será um momento ímpar para este despertar.


Publicidade orgânica

 Crédito: Reprodução

O mundo do futebol já rendeu bons frutos para o setor de marketing de algumas empresas do Vale do Taquari. Em maio de 2011, por exemplo, o jogador inglês David Beckham foi fotografado em Venice Beach, na Califórnia (EUA), com uma lata de Fruki na mão direita.

Agora, a delegação da Argentina selecionou a marca de erva-mate “Canarias” (também produzida pela Baldo, de Encantado, que é sócia majoritária da marca uruguaia desde 1998) para abastecer o mate de boa parte dos atletas durante o Mundial do Catar, e o assunto ganhou as páginas de jornais sul-americanos. Com certa polêmica, é bem verdade. Afinal, nem Freud explica o bairrismo dos nossos hermanos.

LEIA TAMBÉM: Erva-Mate produzida no Vale vai para a Copa


Mais estações (e oportunidades)

Os prefeitos de Teutônia, Celso Forneck (PDT), e de Paverama, Fabiano Brandão (PSB), participaram do passeio inaugural do Trem da Imigração, no trecho ferroviário entre Colinas e Roca Sales. E eles não disfarçaram a empolgação com a possibilidade, mesmo que ainda remota, de colocar os seus respectivos municípios na rota dos mais recentes (e valiosos) produtos turísticos desenvolvidos na região. Afinal, também há estações por lá.
Não é tarefa fácil, antecipo.

Por ora, a prioridade é consolidar os recentes avanços, com a manutenção e ampliação das ofertas para o Trem dos Vales (entre Muçum e Guaporé) e o próprio Trem da Imigração. Na sequência, o desafio é reformar os trilhos no trecho entre Colinas e o Porto de Estrela. Mas não custa sonhar. Afinal, não foram poucos os sonhos que se tornaram realidade no Vale do Taquari. Especialmente na área do turismo.


TIRO CURTO

• A divulgação de listas de empresas supostamente gerenciadas por apoiadores do Partido dos Trabalhadores tem repercutido muito na região. Há relatos de empresário registrando Boletim de Ocorrência, e tem empresa divulgando anúncios na imprensa para rejeitar tal rótulo. E tudo isso é lamentável. Demonstra, acima de tudo, que muitos não estão aptos à democracia.

• Desde que assumiu a prefeitura de Estrela, Elmar Schneider tem utilizado bastante o setor de comunicação social para divulgação de praticamente todos os seus atos públicos. Porém, a imprensa ainda não recebeu imagens do gestor estrelense em Israel. Aliás, não há fotos, sequer, nas redes sociais do prefeito. A expectativa é que algo mude nesta quinta-feira.

• Nesta semana, representantes do governo de Lajeado e do Hospital Bruno Born se reuniram com a equipe de engenheiros e arquitetos do INSS. Na pauta, o alvará de construção da nova sede do instituto, que será construída na Rua Júlio May. O HBB vai custear a obra. Em troca, recebe o imóvel da atual sede da instituição, localizado ao lado da casa de saúde.

• Uma comitiva formada por representantes da Associação Amigos do Cristo Protetor, Boulevard Encantado, Dália Alimentos, Bebidas Fruki, Divine Chocolates, Churrascaria & Paradouro Cristo e Hengu Hotel participou da Festuris 2022. E essa união de esforços de empreendimentos de Encantado precisa ser replicada em outros municípios do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais