Nossa ginástica para além das fronteiras do Brasil

Opinião

Marcos Minoru Otsuka

Marcos Minoru Otsuka

Professor e treinador da Adesva

Nossa ginástica para além das fronteiras do Brasil

Por

Quando falamos em ginástica, logo vem na memoria grandes atletas dando mil e uma piruetas no ar. Mas na verdade, a ginástica é qualquer movimentação que o ser humano seja capaz de realizar, como o caminhar, correr, saltitar, empurrar, puxar, pendurar e rolar. Claro que isso fica um pouco mais complexo quando se trata de ginástica de competição, em que precisamos diferenciar alguns conceitos para melhor entendimento: 1- Ginástica de Trampolim, 2- Ginástica Artística Masculina, 3- Ginástica Artística Feminina, 4- Ginástica Rítmica , 5- Ginástica Acrobática, 6- Ginástica Aeróbica, 7- Ginástica para Todos e por ultimo 8- Ginástica Parkour. Todas estas são ramificações da ginastica e possuem características próprias, mas com mais um ponto em comum: todas elas vem conquistado ótimos resultados nos últimos aos.

Na ginástica artística, a primeira medalha em mundiais obtida pela querida gaúcha Daiane dos Santos com seu inesquecível solo ao som de Brasileirinho (2003). A primeira medalha olímpica obtida pelo atleta Arthur Zanetti no aparelho argolas no ano de 2012 e em 2016 a sua segunda medalha olímpica. Duas medalhas olímpicas em uma mesma edição (2021) pela Rebecca Andrade, que recentemente, em novembro deste ano, conquistou a primeira medalha de ouro no individual geral em um campeonato mundial. Na ginástica rítmica também tivemos excelentes resultados em Copas do Mundo e em Mundiais e na ginástica de trampolim os resultados são excelentes. Em 1994 Rodolfo Rangel trouxe a primeira medalha internacional para o Brasil nesta modalidade, em 1998 foi primeiro campeão do mundo no aparelho Duplo Mini Trampolim, em 2011 a equipe do brasil conseguiu o feito inédito com a medalha de prata por equipes no mesmo aparelho e novamente ser campeão mundial depois de 13 anos com o atleta Bruno Martini.

Em Lajeado não é diferente, a equipe de competição de ginástica de trampolim vem representando o Rio Grande do Sul desde 2014, em Daytona-Estados Unidos, e 2015, Odense-Dinamarca, com a atleta Leticia Eiko. Em 2017 em Sofia-Bulgária, com a atleta Isadora Uhry, 2018 em Saint Petersburg-Russia com os atletas Gustavo Laureano dos Santos, Igor Heineck Ouriques, Amanda Luisa Henckes e Isadora Uhry, em 2019 com os atletas Igor Heineck Ouriques e Amanda Luisa Henckes. Nossa ginástica vem se desenvolvendo e tem demonstrado o trabalho de excelência que temos na região. Começando com as escolinhas e os movimentos básicos até a ginastica de rendimento, que já provou que tem potencial para ir além e conquistar muito mais.

Acompanhe
nossas
redes sociais