Os serviços de limpeza nas secretarias da Educação e Saúde estão garantidos por mais 90 dias. Os vereadores aprovaram na sessão da segunda-feira, 7, um projeto de lei que prorroga o vínculo emergencial de 65 profissionais terceirizados, uma vez que a licitação para novo contrato não foi concluída no prazo da primeira autorização.
A pauta entrou no expediente na semana passada e ganhou urgência, pois o vínculo inicial finalizava nos próximos dias e havia o risco de escolas e postos de saúde ficarem sem serventes à disposição. A aprovação foi por unanimidade e vale até o término do processo de escolha da nova empresa – caso ocorra antes do tempo determinado de três meses.
O serviço era prestado pela empresa Lyon Serviços Terceirizados, de Porto Alegre, que começou a atrasar salários dos funcionários ainda no mês de janeiro. A partir da ameaça de paralisação dos serviços em abril, o governo rescindiu o contrato devido a “diversas irregularidades apuradas no processo administrativo”.
Apresentação de arranjo local
Na tribuna livre, participou Aline Eggers Bagatini, c
oordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas VT e CEO da Bebidas Fruki. A gestora apresentou aos vereadores o projeto, criado em outubro do ano passado, e que tem o objetivo de aproximar as empresas que participam do grupo e fortalecer a cooperação para alavancar os negócios dos segmentos.
Ela destacou o viés inovador do APL e afirmou que este é o modelo para a sobrevivência das organizações. Além disso, mencionou as visitas do grupo a feiras, onde podem compartilhar experiências com outros empreendedores. “Muitos empresários nunca pensaram em sair das empresas e ir a uma feira, por exemplo.”
Aline também ressaltou o momento da região, puxado pelo desenvolvimento turístico, e que o grupo busca a consolidação do “Vale dos Alimentos”. “Estamos no melhor momento do Vale. Vamos nos preparar. É o momento das indústrias crescerem junto com o turismo”, acrescentou.
Três empresas na lista
Na microrregião, há apenas três participantes do APL: Estrelat e Gráfica Rota, de Estrela, e Salva Craft Beer, de Bom Retiro do Sul. A coordenadora lembrou de empresas de outros municípios quando mencionou os potenciais do Vale do Taquari. “A qualidade de vida aqui é melhor do que qualquer outra região do RS”, finalizou.
Mudança na bancada
O vereador Felipe Schossler (PTB) solicitou licença por 30 dias. Assim, Valmir Turatti, do mesmo partido, e que fez 196 votos nas eleições de 2020, assume a cadeira até o dia 10 de dezembro. A mesa diretora terá alteração com a saída do petebista, com a ida de Tiane Cagliari (PV) para a função de vice-presidente e a entrada de Douglas Daroit (PTB) como secretário.