Governo municipal obtém autorização para renovar contrato de serventes

Câmara de Estrela

Governo municipal obtém autorização para renovar contrato de serventes

Desde maio sob vínculo emergencial, 65 funcionários terão mais três meses de trabalho até licitação para definir nova empresa

Por

Atualizado quarta-feira,
09 de Novembro de 2022 às 13:23

Governo municipal obtém autorização para renovar contrato de serventes
Projeto aprovado é de iniciativa do vereador João Braun, do Progressistas (foto: Carlos Eduardo Schneider)
Estrela

Os serviços de limpeza nas secretarias da Educação e Saúde estão garantidos por mais 90 dias. Os vereadores aprovaram na sessão da segunda-feira, 7, um projeto de lei que prorroga o vínculo emergencial de 65 profissionais terceirizados, uma vez que a licitação para novo contrato não foi concluída no prazo da primeira autorização.

A pauta entrou no expediente na semana passada e ganhou urgência, pois o vínculo inicial finalizava nos próximos dias e havia o risco de escolas e postos de saúde ficarem sem serventes à disposição. A aprovação foi por unanimidade e vale até o término do processo de escolha da nova empresa – caso ocorra antes do tempo determinado de três meses.

O serviço era prestado pela empresa Lyon Serviços Terceirizados, de Porto Alegre, que começou a atrasar salários dos funcionários ainda no mês de janeiro. A partir da ameaça de paralisação dos serviços em abril, o governo rescindiu o contrato devido a “diversas irregularidades apuradas no processo administrativo”.

Apresentação de arranjo local

Na tribuna livre, participou Aline Eggers Bagatini, c

oordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas VT e CEO da Bebidas Fruki. A gestora apresentou aos vereadores o projeto, criado em outubro do ano passado, e que tem o objetivo de aproximar as empresas que participam do grupo e fortalecer a cooperação para alavancar os negócios dos segmentos.

Ela destacou o viés inovador do APL e afirmou que este é o modelo para a sobrevivência das organizações. Além disso, mencionou as visitas do grupo a feiras, onde podem compartilhar experiências com outros empreendedores. “Muitos empresários nunca pensaram em sair das empresas e ir a uma feira, por exemplo.”

Aline também ressaltou o momento da região, puxado pelo desenvolvimento turístico, e que o grupo busca a consolidação do “Vale dos Alimentos”. “Estamos no melhor momento do Vale. Vamos nos preparar. É o momento das indústrias crescerem junto com o turismo”, acrescentou.

Três empresas na lista

Na microrregião, há apenas três participantes do APL: Estrelat e Gráfica Rota, de Estrela, e Salva Craft Beer, de Bom Retiro do Sul. A coordenadora lembrou de empresas de outros municípios quando mencionou os potenciais do Vale do Taquari. “A qualidade de vida aqui é melhor do que qualquer outra região do RS”, finalizou.

Mudança na bancada

O vereador Felipe Schossler (PTB) solicitou licença por 30 dias. Assim, Valmir Turatti, do mesmo partido, e que fez 196 votos nas eleições de 2020, assume a cadeira até o dia 10 de dezembro. A mesa diretora terá alteração com a saída do petebista, com a ida de Tiane Cagliari (PV) para a função de vice-presidente e a entrada de Douglas Daroit (PTB) como secretário.

Acompanhe
nossas
redes sociais