LGBTQIA+ em Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

LGBTQIA+ em Estrela

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo de Estrela encaminhou um instigante projeto de lei à câmara de vereadores. A matéria dispõe sobre “o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas LGBTQIA+ no âmbito da administração pública municipal direta e indireta”.

Em suma, é o seguinte. Com a aprovação da lei, os órgãos e as entidades ligadas ao poder público do município, em seus atos e procedimentos, deverão adotar o nome social da pessoa (designação pela qual ela se identifica e é socialmente reconhecida), de acordo com seu requerimento. Ou seja, é preciso solicitar tais mudanças.

A proposta do Executivo também prevê que o nome social da pessoa LGBTQIA+ deverá constar em documentos oficiais, acompanhado do nome civil. Alem disso, a nova legislação, se aprovada, vai cobrar mais atenção aos nomes sociais por parte dos demais servidores públicos.”

De acordo com a mensagem justificativa apresentada pelo governo municipal, “a igualdade, a liberdade e a autonomia individual são princípios constitucionais que orientam a atuação do município e impõem a realização de políticas públicas destinadas à promoção da cidadania e respeito às diferenças humanas”.


Trem da Imigração (e da integração)

Uma comitiva formada por prefeitos (e prefeita) do Vale do Taquari participou do passeio inaugural do Trem da Imigração, o mais novo produto turístico ligado aos trilhos da Ferrovia do Trigo, e que interliga as cidades de Colinas e Roca Sales. No trajeto de quase 20 quilômetros, realizado em cerca de uma hora, muitos diálogos amistosos entre gestores das regiões alta e baixa do Vale. O clima era de união, e não relembrava em nada o clima quase bélico que levou à ruptura da Amvat. Ou seja, a retomada da associação parece uma questão de tempo.


“Boom” no São Cristóvão

A direção do Colégio Gustavo Adolfo realiza mapeamentos geográficos e demográficos para definir ações para o futuro. Em 2021, por exemplo, a análise apresentou um resultado consistente para o setor mobiliário da cidade de Lajeado. Segundo os estudos, no ano passado havia 17 prédios em construção só no bairro São Cristóvão, o que representava algo em torno de 700 novas unidades de habitação, sendo que a maioria já estava comercializada. Os apontamentos indicam que o ecossistema do bairro conta com mais de 20 mil pessoas.


APL avança no Vale

Coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari, a empresária Aline Eggers Bagatini participou da sessão da

Crédito: Jhon Willian Tedeschi

câmara de vereadores de Estrela. O encontro ocorreu ontem, e serviu para divulgar ainda mais o funcionamento e as ações já realizadas e também os próximos movimentos previstos pelo grupo.

O APL tem como principal propósito fortalecer o setor na região, por meio de novos vínculos e compartilhamentos de problemas e soluções entre as pequenas, médias e grandes empresas envolvidas no processo. Dias atrás, os responsáveis pelo APL visitaram líderes da cidade de Encantado.


Leite e o MBL

Reeleito governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) participou do 7º Congresso Nacional do Movimento Brasil Livre, o popular MBL. O evento ocorreu no sábado passado, em São Paulo. Ele participou do quadro “Política em tempos de crise”, ao lado de Kim Kataguiri. Na descrição do evento, uma mensagem aos apoiadores da causa: “É a celebração de triunfos e a busca de novas e maiores vitórias”. Aguardemos!

Eduardo Leite e Kim Kataguiri. Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

– O Conselho de Pastores Evangélicos de Lajeado (Copel) realiza neste sábado o evento “Marcha de Jesus”, com o tema “Jesus nossa esperança”. A programação inicia às 15h30min, no Parque Theobaldo Dick, e o principal momento é o show de Nívea Soares. A artista, cujo cachê de R$ 50 mil foi custeado pelo governo municipal, se apresenta no palco da Concha Acústica.

– A proposta de construir um cachorródromo em Lajeado segue “em tramitação” no setor público municipal.

– A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realiza uma confraternização entre Diretoria e Conselhos Consultivo e Fiscal. O evento ocorre no próximo dia 18, às 18h, na sala de reuniões que será montada para abrigar a administração da Expovale + Construmóbil, dentro do Parque do Imigrante.

– A frota de veículos em Estrela, conforme o governo municipal, aumentou em 28% nos últimos 10 anos. Hoje a estimativa é de 30 mil veículos para 34 mil habitantes.

– Uma constatação: a Arki Assessoria e Serviços saiu da pauta dos vereadores de oposição em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais