Ponte entre Marques e Travesseiro

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Ponte entre Marques e Travesseiro

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vinte anos atrás, a ponte sobre o Rio Forqueta, que ligava Travesseiro a Marques de Souza, estava em fase de conclusão. O Jornal O Informativo noticiava que o término das obras estava previsto para dezembro de 2002.

Em outubro daquele ano, 80% da estrutura estava pronta, com mais de 160 metros de comprimento e duas pistas. Até então, a travessia entre as duas cidades era feita de barca. Apesar das perspectivas, a conclusão dos aterros ficou parada por muitos anos e a ponte só foi liberada para o tráfego em 2006.

ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO


Novo auditório do Bom Jesus

O antigo Colégio São Miguel (hoje Bom Jesus) inaugurava, há 20 anos, o novo auditório da escola. Nomeado de Auditório Irmã Nísia, o espaço tinha capacidade para 350 pessoas. Em celebração ao novo local, o colégio organizava uma programação especial de três dias, com apresentações musicais e teatros dos aluno

ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO


Enquanto isso…

• Erupção do Etna – Localizado na Sicília, na Itália, o vulcão Etna estava em erupção, vinte anos atrás. O governo italiano decretava estado de emergência, já que os tremores, responsáveis pela erupção, ainda afligiam o país e desabrigavam milhares.


HÁ 50 ANOS

Nova sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Cinquenta anos atrás, era inaugurada a nova sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela. O local ficava na rua Venâncio Aires, no prédio que antes abrigava a Associação Rural da cidade.

Essa entidade tinha sido extinta em 1967, por isso, anos depois o Sindicato reivindicava o prédio. O processo levou um tempo, mas em 1972, depois de uma reforma, o local passou a abrigar o STR.

Alguns anos depois, o Sindicato conseguiu recursos com o Governo Federal, durante o mandato de Geisel, para construir um novo prédio, no mesmo local do antigo. Hoje, o STR ainda funciona nessa construção erguida na década de 1970.

Essa entidade tinha sido extinta em 1967, por isso, anos depois o Sindicato reivindicava o prédio. O processo levou um tempo, mas em 1972, depois de uma reforma, o local passou a abrigar o STR. ACERVO AIRTON ENGSTER

 

Foto atual do prédio do Sindicato. Jhon Willian Tedeschi


Acompanhe
nossas
redes sociais