Histórias de sucesso são resultados da soma de muito trabalho e oportunidades aproveitadas. É o caso de Mari Perin, empresária à frente da Mari Perin & Finger Móveis Planejados, uma das marcas mais reconhecidas no segmento pelos consumidores da região. Tanto que, quando se olha a operação localizada no bairro Universitário, é difícil imaginar a origem humilde da empreendedora.
Natural do interior de Progresso, Mari cresceu ao lado de duas irmãs e sempre à disposição para ajudar os pais. Aos 13 anos, decidiu sair de casa a fim de encontrar alternativas que pudessem lhe abrir mais oportunidades no futuro. Por quatro anos, estudou em um colégio interno de Arroio do Meio voltado à formação de freiras. “Foi difícil, mas aprendi de tudo. Foi a formação da minha vida. Aprendi a cozinhar, fazer pão, trabalhar de bibliotecária, ser professora. Saí de lá pronta”, avalia.
Quando chegou a Lajeado, Mari contou que era um tanto “bicho do mato”, pela diferença de proporções entre as realidades do interior e de uma cidade mais desenvolvida. Nesse período, ela dividia a casa com uma das irmãs e chegou a passar por necessidades – o que, confidenciou, não contou aos pais para que eles não as obrigassem a retornar para casa.
“Vim pra Lajeado procurar emprego. Não sabia qual era a minha vocação. O que eu seria na minha vida. Eu só pedia por uma oportunidade. Foi quando uma empresa acreditou em mim. Entrei na aŕea de vendas e fiquei lá por 22 anos. Eu consegui me tornar o que sou hoje porque as pessoas depositaram um voto de confiança em mim”, conta.
No decorrer dessa jornada, Mari conheceu o marido, Márcio Dick, que também trabalhava no setor de móveis. Após um período trabalhando na gestão de uma loja, Márcio recebeu a oportunidade de adquirir o negócio. Mais do que um investimento em conjunto, era preciso dar uma identidade à empresa. E a escolha da credibilidade de Mari como uma das principais vendedoras da cidade foi natural.
“Já tínhamos uma relação muito boa com a Finger Móveis Planejados. Por isso, eles nos deixaram escolher um nome para a marca. E veio do Márcio a ideia, como uma homenagem ao meu pai, que não conseguiu ver nosso crescimento”, conta.
A operação da loja existe desde 2015 e a empresária já se prepara para inaugurar uma nova unidade. “Vamos dar muito orgulho pra nossa terra, Lajeado, e a todas as pessoas que acreditam no nosso trabalho”, conclui Mari, que traduz como trabalho e oportunidades aproveitadas podem formar grandes empreendedores.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na Rádio A Hora 102.9: