Injeção de otimismo!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Injeção de otimismo!

Por

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os últimos dois anos foram muito duros para os empreendedores que se arriscam no disputado (e burocrático) mercado nacional. Aliás, antes mesmo da pandemia os empresários já enfrentavam crises quase inimagináveis diante do potencial do nosso Brasil.

Diante disso é motivo de orgulho para o Grupo A Hora proporcionar um movimento como o Top 100, apresentado ontem à comunidade regional em um exitoso evento realizado nos ambientes do Clube Tiro e Caça, em Lajeado, e cujos resultados estão detalhados nesta edição. Premiar é celebrar. E todos precisam de celebrações contínuas para alimentar o nosso otimismo.


Realinhamento

A foto é emblemática. Na imagem, representantes regionais de siglas alinhadas à Esquerda aparecem ao lado de membros do MDB. Entre os personagens, destaque para Auri Heisser (PT), ex-secretário de Governo de Lajeado (e que foi um dos homens de confiança do ex-prefeito Luís Fernando Schmidt), e Celso Cervi, um dos articuladores do MDB regional, e que também estava à frente do partido quando houve a ruptura com o PT lajeadense na gestão de Schmidt. Agora, ambos se realinham para apoiar Lula e Leite em 2022. E como demonstra a imagem, estarão juntos a novos e antigos representantes regionais.

Crédito: Divulgação


OAB/RS e a censura

A OAB/ RS divulgou nota de protesto contra as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, contrários aos conteúdos jornalísticos de alguns veículos de imprensa. O documento é assinado pelo presidente, Leonardo Lamachia. “A liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são pilares fundamentais do Estado de Direito”, reforça a entidade.


MDB segue dividido

No pleito estadual, o MDB é representado oficialmente na chapa de Eduardo Leite (PSDB). O candidato a vice-governador é o deputado estadual Gabriel Souza (MDB). Mesmo assim, caciques históricos do partido decidiram apoiar o adversário, Onyx Lorenzoni (PL). Entre eles, Osmar Terra, Cezar Schirmer, Alceu Moreira, Sebastião Melo e Thiago Simon. Resta saber se, em caso de vitória do tucano, eles terão direito a indicar cargos comissionados no Estado.


Lula e as contas

Às vésperas do pleito de 2022, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a reprovação das contas da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto em 2018, que fora dividida com Fernando Haddad. O órgão sugere a devolução aos cofres públicos de R$ 8,8 milhões que teriam sido aplicados de forma irregular. Documentos sigilosos do Coaf fazem parte do processo.

A quantia representa uma boa fatia do total utilizado pelo PT no pleito daquele ano. O MPE sustenta que encontrou inconsistências como “recebimento indireto de recursos de origem não identificada ou oriundos de fonte vedada, e falta de capacidade operacional de fornecedores da campanha”. A recomendação chegou no dia 11 de outubro passado. E, a partir de agora, cabe ao TSE definir se aprova ou reprova os valores.


MDB segue dividido

No pleito estadual, o MDB é representado oficialmente na chapa de Eduardo Leite (PSDB). O candidato a vice-governador é o deputado estadual Gabriel Souza (MDB). Mesmo assim, caciques históricos do partido decidiram apoiar o adversário, Onyx Lorenzoni (PL). Entre eles, Osmar Terra, Cezar Schirmer, Alceu Moreira, Sebastião Melo e Thiago Simon. Resta saber se, em caso de vitória do tucano, eles terão direito a indicar cargos comissionados no Estado.


TIRO CURTO

• O governo de Encantado propôs e a câmara aprovou o programa de Recuperação Fiscal – Refis 2022. Hoje, segundo dados do poder público, cerca de 12 mil contribuintes estão em dívida com o município.

• A administração municipal de Lajeado enfim conseguiu comprar o mobiliário do Laboratório de Inovação Governamental e Social (Labilá). Agora, só falta a instalação.

• Em Teutônia, vereadores demonstram preocupação com as más condições da RS-419, que faz ligação com Poço das Antas. A rodovia é de responsabilidade do debilitado Daer.

• O governo de Estrela suspendeu o aguardado edital de licitação para serviços de roçadas.

• Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri suspendeu, na quinta-feira, 164 direitos de resposta na TV que haviam sido concedidos ao ex-presidente Lula (PT). Desta forma, manteve um mínimo de parcialidade nestes obscuros julgamentos.

• O governo de Porto Alegre anuncia para o dia 1º de novembro uma novidade no sistema de estacionamento rotativo pago. A partir da próxima terça-feira, será possível pagar o espaço na área azul pública por meio do PIX.

• Os governos de Lula e Dilma construíram os cinco únicos presídios federais do país (a prisão federal de Brasília foi inaugurada por Michel Temer, mas a obra iniciou na gestão do PT).

• Em tempo. É impressionante a quantidade de “paladinos da democracia” vibrando com prisões de parlamentares e censura de veículos de comunicação. É aquele velho distanciamento entre a teoria e a prática. E isso só reforça, no meu entendimento, uma conclusão que eu carrego comigo e não consigo abrir mão: no fim, é tudo pelo poder. Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais