“Índice de infestação neste inverno é o maior da história”, diz Juliana Demarchi

MOSQUITO EM LAJEADO

“Índice de infestação neste inverno é o maior da história”, diz Juliana Demarchi

Conforme levantamento realizado em junho e julho, maior parte dos focos está em residências, aponta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica

“Índice de infestação neste inverno é o maior da história”, diz Juliana Demarchi
Juliana Demarchi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado

“O índice de infestação pelo mosquito transmissor da dengue neste inverno é o mais alto de toda história”, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi. Em participação no quadro Meio Ambiente em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, nesta sexta-feira, 21, ela informa números preocupantes e detalha as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti.

Conforme levantamento realizado em junho e julho, a maior parte dos focos está em residências. Destes, cerca de 20% em bromélias. O nível de infestação é considerado “médio”, jamais registrado na história de Lajeado. “Este verão nos traz bastante preocupação. Tivemos um grande aumento em casos de dengue em todo o estado.” Foram cerca de 10 mil em 2021 e mais de 65 mil em 2022.

Em Lajeado, em todo o ano de 2021, 33 pessoas foram infectadas, contra 3980 casos confirmados até o momento neste ano. “O vírus segue circulando, com aumento de atividade do mosquito e proliferação”, explica Juliana.

Para combater, o município ampliou a equipe de agentes de endemias. São 19 ao todo. O trabalho consiste em orientação à população em todos os bairros. “Precisamos da contribuição das pessoas para reduzir a quantidade de mosquitos.” O município também tem atuado em orientação em ambiente escolar.

O quadro “Meio Ambiente em Pauta” é apresentado às sextas, a partir do meio-dia, dentro do programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, com apresentação de Fabiano Conte. O quadro tem coapresentação da jornalista Luciane Ferreira.

Ouça o quadro na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais