A roupa mais sustentável é a que já existe

Moda

A roupa mais sustentável é a que já existe

A crise ambiental é um debate recorrente e, com frequência, novos hábitos e práticas são propostas para diminuir os danos à natureza. Uma delas é a moda circular,

A roupa mais sustentável é a que já existe
Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

A crise ambiental é um debate recorrente e, com frequência, novos hábitos e práticas são propostas para diminuir os danos à natureza. Uma delas é a moda circular, conceito baseado nos fundamentos da economia circular, que diz respeito ao ciclo de vida de um produto, desde sua criação até o consumo.

“O que se propõe é que ao invés dos produtos serem descartados após o uso, que eles sejam inseridos novamente no processo produtivo ou para comercialização”, explica a técnica em estilismo e mestra em Indústria Criativa, Fernanda Ost.  Conforme a profissional, existe uma gama de possibilidades dentro da prática, e muitas delas não exigem grandes esforços, como planejar a produção para reduzir estoques, potencializar uso de recursos renováveis e minimizar desperdícios de material.

“Importante salientar os brechós, clubes de trocas e outras possibilidades que fomentam a compra e venda de usados, aumentando consideravelmente a vida útil dos itens”, salienta.

É a moda da vez

Um projeto que começou itinerante e ganhou força a ponto de precisar de um lugar fixo. A loja “Da vez” abriu suas portas no dia 28 de setembro, com todo o acervo da loja formado por roupas de segunda mão. A cada item, a doadora ganha bônus para comprar nas lojas Dullius.

“As peças são de mulheres que compraram e usaram pouco, ou nem usaram. Por isso, dizemos que são peças gentilmente usadas”, explica a proprietária da loja, Priscila Paseti. Por 10 anos, ela morou na Espanha, e diz que lá percebia mais aceitação do público aos brechós.

“Percebo que existe um perfil que procura por nós. Mas eu tenho mulheres que entram aqui desconfiadas e acabam ficando surpresas”, conta. Para ela, a recepção do público, até o momento, tem sido satisfatória.

As peças que não são aprovadas para a loja, formam um novo acervo. Segundo Priscila, a ideia é utilizar esses itens para montar um brechó beneficente no futuro. “Assim, fechamos o ciclo da Moda Circular”, pontua. A loja Da Vez fica na Rua Pinheiro Machado, 589, no centro de Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais