Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) revela um cenário preocupante em relação à oferta de mão de obra qualificada. Os dados expõem um panorama em nível estadual onde o Vale do Taquari também se identifica diante das dificuldades para contratar trabalhadores.
A sondagem indica que na área de produção, 99% das indústrias enfrentam problemas na busca por técnicos e, 98,1%, por operadores. O levantamento ainda indica que setores de pesquisa, desenvolvimento, vendas e marketing também encontram entraves para contratar pessoal capacitado. Nesse caso, mais de 90% das empresas têm dificuldades de preencher vagas.
Mesmo com o desemprego elevado, os resultados apontam que o problema da falta de profissionais qualificados afeta 64,4% das indústrias, principalmente as de pequeno porte (77,6%) e atinge todas as áreas e categorias profissionais. Entre as empresas de médio e grande porte é um problema para 63,5% e 58,3%, respectivamente.
O levantamento ainda indica que 97,2% das indústrias gaúchas concordam que precisam investir na qualificação do trabalhador, mas 79,6% têm dificuldade de efetivar o investimento. Essa sondagem foi desenvolvida entre 1° e 11 de julho com 219 empresas, sendo 49 pequenas, 74 médias e 96 grandes.
Certaja investe na capacitação dos profissionais
As equipes da Certaja Energia e Desenvolvimento participam de uma série de atividades de qualificação. As ações integram os princípios de qualidade nos serviços e atendimentos aos cooperados.
Os cursos contaram com diferentes módulos para técnicos que atuam na instalação e substituição de equipamentos e operação. A capacitação desenvolvida na sede social da Certaja contou com apoio do Sistema Sescoop-RS e foi ministrada pelo instrutor do Colégio Teutônia, Jonas Schilling.
O programa de qualificação ainda teve com parceria e integração de equipes da Cerfox, em Fontoura Xavier. De acordo com o vice-presidente da Certaja Energia, Ederson Madruga, o objetivo não é apenas qualificar para atender demanda externa, mas, em especial, colaborar com o desenvolvimento pessoal dos profissionais.
Certel incentiva equipe para práticas sustentáveis
Durante o mês de setembro em alusão ao Dia da Árvore a cooperativa promoveu conscientização com os funcionários sobre os recursos naturais. Com esse propósito, a cooperativa promoveu atividade que incentiva a semeadura de espécies como Chal Chal, Angico, Ipês Amarelo e Roxo. A ação também prevê o uso de composto oriundo de resíduos orgânicos gerados na sede administrativa e deve se transformar na Floresta Certel. O espaço ainda será essencial para a recuperação das áreas de preservação permanente do Arroio Harmonia.
RÁPIDAS
Projeto regional – Transformar passivos ambientais em fonte de recursos é o propósito de projeto regional que conta com apoio da Univates. A iniciativa foi indicada para compor a votação da Consulta Popular no Vale do Taquari por meio da área de inovação, ciência e tecnologia. A ideia surgiu a partir da necessidade de melhor aproveitar dejetos de suínos e resíduos industriais para geração de energia.
Usina fotovoltaica – O município de Capitão inaugurou ontem uma usina fotovoltaica na escola Mundo Criança. O projeto para gerar energia a partir de 160 placas conta com parceria da cooperativa Certel e deve abastecer as cinco instituições da rede municipal. A estimativa é que sejam gerados 8,5 mil Kwh/mês e proporcione economia mensal de R$ 6,5 mil. O custo total com a instalação supera os R$ 370 mil com expectativa de retorno do investimento em cinco anos.
Valor dos aluguéis – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), considerado a inflação do aluguel, caiu 0,95% em setembro, após queda de 0,70% no mês anterior. Com o resultado, o índice acumula alta de 6,61% no ano e de 8,25% em 12 meses. Em setembro de 2021, o índice havia caído 0,64% e acumulava alta de 24,86% em 12 meses. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).