Estudo e qualificação ad aeternum

Opinião

Ivanor Dannebrock

Ivanor Dannebrock

Gestor Educacional e Integrante da Equipe Dale Carnegie

Estudo e qualificação ad aeternum

Por

Investimos energia através do exemplo, para que nossos filhos consigam fazer a mesma leitura. Felizes para aqueles que conseguem êxito. Em décadas passadas se destacava quem continuava os estudos. Atualmente para se destacar, o estudo através de um processo de aprendizagem, de uma estrutura de conteúdo, continua sendo primordial. Porém uma porcentagem infinitamente maior tem acesso ao Ensino Superior, o que é ótimo!

O desenvolvimento de um povo passa necessariamente pela área em epígrafe. Fazer uma leitura crítica do ambiente, do momento histórico, da qualidade do ensino, conseguir adaptar-se a novos desafios, conseguir pôr em prática a resiliência (e não apenas citar a habilidade em entrevistas de emprego), vivenciar a transdisciplinaridade, saber ler mapas conceituais e gráficos, fazem parte de uma metodologia que o profissional precisa demonstrar no seu fazer cotidiano. Para se destacar, porém, só isso não é o suficiente. A estrutura emocional da pessoa permeia todo e qualquer ser que tem destaque em sua vida.

A necessidade de termos uma visão estruturada, identificando oportunidades e prioridades, focando em resultados, expressar-se em público, e para tanto é imprescindível uma autoconfiança calcada na flexibilidade diante de cenários que vão alternando rapidamente, onde a tomada de decisões, a comunicação assertiva, estão entrelaçados com a liderança. O posicionamento convicto calcado na credibilidade, na cooperação e no respeito.

Indispensável também, a sintonia com aqueles que nos rodeiam, construindo relacionamentos de confiança mútuos. Através de nossa proatividade desenvolver nossa assertividade, iniciativa, determinação e entusiasmo. Desenvolver ambientes positivos, o autocontrole concernente à ansiedade, à insegurança e ao mau-humor. O sistema de ensino em vigor é falho em muitas questões: exige o mínimo, prepara o aluno cada vez menos para a realidade do trabalho (a mola propulsora de toda a riqueza de uma nação livre), e ainda evita desafios e frustrações.

Qual é o melhor ambiente de crescimento e aprendizagem? Aquele que impõem desafios e frustrações metodologicamente construídos. Se soubermos lidar com crises, sabendo o nosso valor e de outrem, temos a base de uma auto-estima, outro ingrediente necessário para quem deseja se destacar.
Visto isso, o que nos cabe é estudar, nos desafiar, jamais nos distanciar da zona de avanço. Em frente sempre!

Acompanhe
nossas
redes sociais