A boa presença de público nos dois primeiros dias de evento e na data derradeira indicam que a 12ª Expowink deve superar a meta inicial desejada pela comissão organizadora. Desde sexta-feira, 23, a movimentação na Associação Centro Comunitário Linha Wink Alta, na divisa entre Estrela e Teutônia, é grande.
A expectativa é que, até o fim deste domingo, 25, a Expowink passe dos 25 mil visitantes, segundo o presidente da comissão organizadora, Valdir Hauschild. “Acredito que vamos passar a meta de público porque já tivemos cerca de 7 mil pagantes e na sexta-feira também tivemos um bom público”. Também ressalta que o valor em negócios deve ultrapassar os R$ 15 milhões.
Considerada a maior feira comunitária do interior do RS, a Expowink conta com mais de 150 estandes voltados às potencialidades dos dois municípios com o objetivo de evidenciar o segmento na região e valorizar o espírito colaborativo da comunidade.
A programação é organizada pelos associados voluntários da comunidade, desde a montagem da estrutura até o encerramento do evento. Para quem ainda deseja prestigiar o evento, a programação segue até às 20h30min deste domingo. A entrada custa R$ 10 por pessoa.
Expositores avaliam evento
Criada há três anos, a Associação Amigos da Arte participa pela primeira vez da Expowink. E comemora a boa aceitação dos visitantes. O estande está localizado próximo à entrada do pavilhão de exposições. “Está muito bom, e o público participa bastante. Felizmente, as vendas também estão boas”, destaca Claudineia Santos, uma das integrantes da entidade.
No estande, os associados levaram produtos de decoração, copos e pedras, que chamavam a atenção do público. A ideia, segundo Claudineia, é participar de outros eventos pelo Vale. “Foi justamente para isso que abrimos a associação. Já estivemos em outras feiras, e queremos seguir participando”.

Integrantes da Associação Amigos da Arte comemoram sucesso do evento / Crédito: Mateus Souza
De Ivoti, a comerciante Magda do Nascimento também estreia na Expowink. Chegou ao evento por indicação de um amigo, também expositor, após passar boa parte do mês na Semana Farroupilha de Porto Alegre. E não se arrependeu. “O pessoal aqui é muito acolhedor e organizado. É uma festa bacana, que não conhecia, apesar de já ter participado de outras feiras aqui na região”, salienta.
A empresa dela trabalha com quadros personalizados e sob medida. Magda acredita que o domingo, por conta da maior presença de público, vai impulsionar as vendas. “Teremos um parâmetro maior, por enquanto as pessoas tem vindo e gostado, mas falavam que voltariam no domingo”, comenta.

Magda decidiu participar da Expowink após indicação de amigo / Crédito: Mateus Souza
De Sapucaia para ver o ídolo
Show principal da 12ª Expowink, o Padre Alessandro Campos deve arrastar uma multidão ao evento até o fim do dia. E não só de moradores da região. Pessoas de fora do Vale se organizaram para prestigiar o cantor sertanejo, bastante popular em todo o país.
É o caso de Jussara Nunes e Elisa Ramos, que vieram de Sapucaia do Sul em uma excursão. “Viemos entre vários fãs, em um ônibus e uma van. Eu gosto muito, inclusive estive aqui em Estrela, no ano passado, em outro show dele”, lembra Jussara. Já Elisa elogiou a estrutura do evento. “Achei um local muito lindo e organizado”.

Elisa e Jussara vieram de excursão até o Vale / Crédito: Mateus Souza