Exercício físico e saúde pós pandemia

Opinião

Marcos Minoru Otsuka

Marcos Minoru Otsuka

Professor e treinador da Adesva

Exercício físico e saúde pós pandemia

Por

Lajeado

Com os casos de covid-19 diminuindo a cada dia e as nossas rotinas retomadas, podemos perceber alguns impactos da pandemia em nossas vidas. Muitas pessoas de diferentes idades foram atingidas por inúmeros problemas de saúde, tanto fisicamente quanto mentalmente. O isolamento trouxe sérios problemas para as crianças, desde a falta de contato umas com as outras, como o próprio desenvolvimento escolar, e, principalmente, a falta de atividade física. Para os mais idosos o impacto foi da mesma forma negativo, a impossibilidade de se relacionar com a sua família, de poder sair e fazer as suas compras, socializar, e, também, a falta da atividade física.

Neste período foi comprovada a eficácia da atividade física para a prevenção de doenças virais e muitas pessoas estão buscando uma vida mais ativa e saudável, com exercícios físicos orientados por profissionais de educação física. A prática de atividades físicas para a saúde geral do nosso corpo faz melhorar o nosso bem-estar, a qualidade de vida e nossa saúde mental, sendo consideradas atividades físicas os movimentos realizados pelo corpo sem um objetivo para a melhora da capacidade física. Já o exercício físico é organizado com uma periodicidade e um planejamento, ajuda a prevenir doenças e alguns fatores de risco e tem a capacidade de melhorar a sensação de bem-estar.

No decorrer da pandemia já foi possível perceber a diferença que a atividade física faz nas nossas vidas. A falta de uma simples caminhada ou um futebol com os amigos se fez sentir de forma impactante. As atividades online foram a alternativa que muitos encontraram para suprir as necessidades.

Cientes da importância de manter atividades regulares, a procura por novos espaços que possam ofertar um atendimento qualificado, que atendam não somente o físico, mas a saúde do ser humano de forma integral, tem aumentado a cada dia. A pandemia expôs esta realidade e traz como reflexo a busca por mais saúde física e mental.

Acompanhe
nossas
redes sociais