Integração de crianças por meio do esporte

Artes marciais

Integração de crianças por meio do esporte

Copa Gaúcha de jiu-jitsu tem mais de cem lutas. Supera expectativa em organização e é comparada com os melhores campeonatos do Brasil.

Por

Atualizado terça-feira,
20 de Setembro de 2022 às 12:09

Integração de crianças por meio do esporte
Evento integrou crianças de diversas cidades do Rio Grande do Sul - foto: divulgação
Arroio do Meio

Com o objetivo de se tornar a capital brasileira do jiu-jitsu kids, Arroio do Meio recebeu no último sábado, a primeira edição da Copa Gaúcha Kids. O evento ocorreu no PA Rural, no Bairro Aimoré, e reuniu mais de cem atletas.

A competição teve mais de cem lutas e supera expectativa da comissão organizadora. Eduardo Friedrich, o “Gigante”, um dos responsáveis, cita que o evento foi comparado com um dos melhores campeonatos de jiu-jitsu do Brasil.

Com arrecadação de 222 kg alimentos em benefício ao CRAS de Arroio do Meio, e também promover a inclusão social com lutas de crianças autistas durante o evento, a Copa Gaúcha sediada em Arroio do Meio, surpreendeu a todas as equipes em organização em geral. “Todas as lutas, tinham seu horário marcado, então era um desafio, manter-se dentro do horário, pois foram mais de 100 lutas.”

Gigante destaca que o evento seguiu o padrão em campeonatos internacionais, onde o horário é mantido para não deixar o atleta esperando. “Muitas vezes passei por isso. Em uma oportunidade minha luta estava programada para às 15h e fui lutar às 19h. É uma falta de respeito com o atleta.”

O organizador explica que a Copa Gaúcha era um evento voltado para as crianças e a falha no horário não poderia acontecer, pois as crianças e pais ficam impacientes. “Tivemos que parar as lutas em determinado momento, pois estávamos adiantados, mostrando nosso comprometimento com o evento e as pessoas.”

Gigante cita que já recebeu propostas para levar o evento para Santa Cruz do Sul e Lajeado. A ideia da comissão organizadora é voltar com o evento em 2023 com três etapas durante o ano. Em um primeiro momento, o evento atendeu 130 atletas, e em 2023 a expectativa é de chegar a 500 atletas.

“Agradeço aos apoiadores, mas principalmente aos pais de meus alunos e meus colaboradores, que sem experiência em eventos, dominaram seus postos e fizeram a Copa Gaúcha ser um espetáculo.”

Acompanhe
nossas
redes sociais