O Cartório da 29ª Zona Eleitoral, com sede em Lajeado, iniciou a carga nas urnas eletrônicas que serão usadas nos locais de votação da cidade. O procedimento consiste na inserção dos dados de eleitores e dos candidatos nos dispositivos eletrônicos mediante controles que reforçam a segurança de todo o processo eleitoral. O trabalho segue até a próxima segunda-feira, 26, com exceção do feriado, sábado e domingo.
LEIA TAMBÉM: Cartórios preparam inserção de dados nas urnas eletrônicas
O técnico judiciário Juliano Cesar Cirolini reforça que além de dar carga, também é realizada toda a verificação do funcionamento da urna. “A gente testa todos os componentes após feito o cadastro, como o teclado.” Apesar dos testes, a urna pode estragar durante a votação. “Neste caso, a gente prepara urnas de contingência para substituir as que apresentarem problemas. Os dados da urna da sessão são enviados para a urna substituta e o processo de votação é reiniciado de onde parou, sem necessitar chamar eleitor de volta”, explica.
Conforme a chefe do Cartório Eleitoral de Lajeado, Maria Betania Rohde, o procedimento é realizado com cuidado, por equipe bem criteriosa.” É um dos marcos da etapa final do processo eleitoral”, define. As urnas são levadas no sábado pela manhã anterior ao processo de votação. No dia da eleição, domingo de manhã, o presidente de mesa ou 1º mesário monta a sessão a partir das 7h, liga a urna e tira a zerésima, comprovante da urna eletrônica impresso para mostrar que não há votos no equipamento para nenhum dos candidatos.
Ouça a reportagem na íntegra