Cartórios preparam inserção de dados nas urnas eletrônicas

ELEIÇÕES 2022

Cartórios preparam inserção de dados nas urnas eletrônicas

Após Justiça concluir homologação de candidaturas, preparativos às eleições avançam nas unidades. Nova etapa inclui inserção de dados dos eleitores e dos concorrentes aos diferentes cargos

Por

Atualizado sexta-feira,
16 de Setembro de 2022 às 08:59

Cartórios preparam inserção de dados nas urnas eletrônicas
Antes das eleições, urnas eletrônicas passarão por inspeção e conferência. Crédito: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os cartórios eleitorais do Estado entraram na reta final na organização das eleições gerais de outubro, com a preparação das urnas eletrônicas. Esta etapa inclui a geração de mídia e o procedimento de carga, com a inserção dos dados de eleitores em cada uma das seções e também dos candidatos aos diferentes cargos.

No Cartório da 29ª Zona Eleitoral, com sede em Lajeado, os trabalhos começaram na manhã de ontem. A juíza Carmen Luiza Rosa Constante Barghouti e o promotor Sérgio Diefenbach, acompanharam o ato, a partir do recebimento das senhas geradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As mídias de carga contêm os programas da urna e dados completos das seções eleitorais, enquanto nas mídias de votação estão as fotos dos candidatos. Trata-se de um processo que exige atenção e controle dos servidores responsáveis. Em caso de segundo turno, tanto para governador quanto para presidente, será feita uma nova geração de mídias.

Conforme a chefe do Cartório Eleitoral de Lajeado, Maria Betania Rohde, a conclusão do processo de homologação das candidaturas possibilitou a oficialização do sistema. “É onde começamos a gerar as mídias de cada seção, com a quantidade de eleitores inscritos e os candidatos. Como é uma eleição geral, são os mesmos para todos os municípios”, frisa.

Organização dos mesários

Outra etapa fundamental no processo que antecede a eleição é a preparação dos mesários que atuarão nos locais de votação. Segundo Betania, as reuniões ocorrem diariamente na sede do cartório e também nos demais municípios que integram a 29ª Zona Eleitoral.

“Temos aqui mais de 300 sacolas organizadas, que têm todo o material que o mesário precisa. Desde a lista de orientações até o envelope com a ata, onde o presidente deve relatar acontecimentos”, salienta. No kit, também constam canetas, carimbo, fitas adesivas, cartazes de identificação das seções e o caderno de votação.

A última semana antes da eleição será dedicada ao treinamento dos mesários. Serão convocados o presidente de mesa e o primeiro mesário, que tem a atribuição de substituir o titular em caso de ausência ou alguma excepcionalidade.

Testes nas urnas

Nos últimos dias, servidores, técnicos e terceirizados também se dedicam aos testes das urnas eletrônicas nos cartórios eleitorais, para verificar o seu funcionamento. São feitos todos os procedimentos, desde a geração de mídia e carga nas urnas até uma simulação de votação, com totalização dos votos, com a impressão dos boletins de urna.

Nos dias anteriores aos pleitos, os cartórios eleitorais farão inspeções e conferência das urnas eletrônicas. Em Lajeado, conforme o cronograma estabelecido pela Justiça, ocorrerão nos dias 28 e 29. No sábado anterior ao pleito, será feito o transporte das urnas até os locais de votação.

Calendário eleitoral

17 DE SETEMBRO

Data a partir da qual nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo em flagrante delito;

26 DE SETEMBRO

Último dia para registro de pesquisas de opinião divulgadas na data anterior ao dia das eleições;

27 DE SETEMBRO

Data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável;

29 DE SETEMBRO

Último dia de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e também para promoção de debates entre os candidatos;

1º DE OUTUBRO

Último dia para a propaganda eleitoral nas ruas e na internet;

2 DE OUTUBRO

Data do primeiro turno das eleições gerais.

Acompanhe
nossas
redes sociais