Os cartórios eleitorais do Estado entraram na reta final na organização das eleições gerais de outubro, com a preparação das urnas eletrônicas. Esta etapa inclui a geração de mídia e o procedimento de carga, com a inserção dos dados de eleitores em cada uma das seções e também dos candidatos aos diferentes cargos.
No Cartório da 29ª Zona Eleitoral, com sede em Lajeado, os trabalhos começaram na manhã de ontem. A juíza Carmen Luiza Rosa Constante Barghouti e o promotor Sérgio Diefenbach, acompanharam o ato, a partir do recebimento das senhas geradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As mídias de carga contêm os programas da urna e dados completos das seções eleitorais, enquanto nas mídias de votação estão as fotos dos candidatos. Trata-se de um processo que exige atenção e controle dos servidores responsáveis. Em caso de segundo turno, tanto para governador quanto para presidente, será feita uma nova geração de mídias.
Conforme a chefe do Cartório Eleitoral de Lajeado, Maria Betania Rohde, a conclusão do processo de homologação das candidaturas possibilitou a oficialização do sistema. “É onde começamos a gerar as mídias de cada seção, com a quantidade de eleitores inscritos e os candidatos. Como é uma eleição geral, são os mesmos para todos os municípios”, frisa.
Organização dos mesários
Outra etapa fundamental no processo que antecede a eleição é a preparação dos mesários que atuarão nos locais de votação. Segundo Betania, as reuniões ocorrem diariamente na sede do cartório e também nos demais municípios que integram a 29ª Zona Eleitoral.
“Temos aqui mais de 300 sacolas organizadas, que têm todo o material que o mesário precisa. Desde a lista de orientações até o envelope com a ata, onde o presidente deve relatar acontecimentos”, salienta. No kit, também constam canetas, carimbo, fitas adesivas, cartazes de identificação das seções e o caderno de votação.
A última semana antes da eleição será dedicada ao treinamento dos mesários. Serão convocados o presidente de mesa e o primeiro mesário, que tem a atribuição de substituir o titular em caso de ausência ou alguma excepcionalidade.
Testes nas urnas
Nos últimos dias, servidores, técnicos e terceirizados também se dedicam aos testes das urnas eletrônicas nos cartórios eleitorais, para verificar o seu funcionamento. São feitos todos os procedimentos, desde a geração de mídia e carga nas urnas até uma simulação de votação, com totalização dos votos, com a impressão dos boletins de urna.
Nos dias anteriores aos pleitos, os cartórios eleitorais farão inspeções e conferência das urnas eletrônicas. Em Lajeado, conforme o cronograma estabelecido pela Justiça, ocorrerão nos dias 28 e 29. No sábado anterior ao pleito, será feito o transporte das urnas até os locais de votação.
Calendário eleitoral
17 DE SETEMBRO
Data a partir da qual nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo em flagrante delito;
26 DE SETEMBRO
Último dia para registro de pesquisas de opinião divulgadas na data anterior ao dia das eleições;
27 DE SETEMBRO
Data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável;
29 DE SETEMBRO
Último dia de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e também para promoção de debates entre os candidatos;
1º DE OUTUBRO
Último dia para a propaganda eleitoral nas ruas e na internet;
2 DE OUTUBRO
Data do primeiro turno das eleições gerais.