Como era o Vale há 200 anos?

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

Como era o Vale há 200 anos?

Por

Parte I

Em 1822, quando o Brasil proclamava sua independência de Portugal, os alemães ainda não tinham chegado ao Rio Grande do Sul. Isso começou apenas dois anos depois, em 1824, quando as primeiras famílias germânicas desembarcavam na cidade de São Leopoldo para adentrarem mata adentro. Então, afinal, como e quem eram os que viviam no Vale do Taquari?

Muitos pensam que os alemães foram os primeiros a chegar. Que antes tinha apenas índios e onças. Nada disso. A região estava habitada por açorianos, índios e negros escravizados fazia muito tempo. Aliás, a descoberta do Vale do Taquari por homens brancos retroage próximo a 1600, época do Brasil Colônia. E é nesta viagem do tempo que adentraremos nesta semana especial alusiva à Independência do Brasil, antes mesmo de chegarmos ao ano de 1822.

Vou me valer de uma belíssima pesquisa de Marcos Rogério Kreutz e Neli Teresinha Galarce Machado, descrita no livro O Povoamento do Vale do Taquari-RS. Eles relatam que, antes da chegada dos europeus no estado, o território do Vale foi, por muitos séculos, habitado por indígenas, inicialmente, grupos Caçadores e Coletores, que eram populações nômades.

Muitos séculos depois, o Vale foi colonizado por outras etnias, grupos mais sedentários, os Jê Meridionais (1200) e os Guaranis. A presença dessas populações é comprovada por vasta cultura material produzida por esses indígenas, encontrada em sítios arqueológicos. A Univates guarda grande acervo fotográfico e histórico.

No período colonial, na década de 1630, jesuítas espanhóis e bandeirantes paulistas circularam na região, navegando pelo Rio Taquari, mas não se fixaram. Entre as bandeiras com passagem por aqui, são citadas as de Antônio Raposo Tavares, em 1636, e de André Fernandes, em 1637. Eles capturavam índios para levar às fazendas de São Paulo.

A partir de meados de 1700, o Vale do Taquari começou a receber imigrantes açorianos que se fixaram nas planícies ao longo do Rio Taquari, ao sul do Vale”. Taquari, Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul foram os primeiros, como veremos na Parte II, amanhã.

“É bem provável que até a década de 1630, poucos viajantes ou exploradores tenham circulado pelo território local. Entretanto, isso é apenas uma hipótese, pois não são conhecidos documentos da passagem de algum europeu pela região. Em 1635, a Companhia de Jesus envia dois padres para explorar o Vale.

Provavelmente os missionários espanhóis foram os primeiros homens de origem europeia a navegar pelo Rio Taquari e explorar a região”.  Na próxima edição, vamos chegar ao apogeu do ano da Independência. Como era e quem habitava o Vale há 200 anos, quando o Brasil se tornava independente de Portugal. Até amanhã!

Acompanhe
nossas
redes sociais