Lajeado segue com ações contra dengue durante o inverno, diz prefeitura

CONTROLE AO MOSQUITO

Lajeado segue com ações contra dengue durante o inverno, diz prefeitura

Equipe da vigilância está aplicando inseticidas em pontos estratégicos do município para controle do mosquito e combate às larvas

Lajeado segue com ações contra dengue durante o inverno, diz prefeitura
Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação
Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Vigilância Ambiental, setor vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), segue com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, mesmo durante o inverno. Nesta semana, a equipe da vigilância está aplicando inseticidas em pontos estratégicos do município para controle do mosquito e combate às larvas.

LEIA TAMBÉM: Após 40 dias sem óbitos por dengue, RS registra morte em Estrela

A bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado, Catiana Lanius explica que o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, se prolifera com mais intensidade durante as estações mais quentes do ano, porém o frio não impede que a larva continue seu ciclo de vida e transmita a doença à população.

Conforme a bióloga, o ciclo de vida do mosquito compreende quatro fases – ovo, larva, pupa e adulto -, sendo que os ovos resistem a longos períodos de dessecação, que podem durar mais de um ano. Para a larva eclodir, basta que o ovo entre em contato novamente com a água.

“As estações mais frias são ideais para intensificar o trabalho de prevenção do aparecimento de focos. É preciso aproveitar a fase em que o Aedes está mais fraco, para que no próximo período chuvoso e quente os ovos não estejam mais viáveis”, esclarece Catiana.

A Secretaria de Saúde, por meio dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, mantém as visitas às residências, empresas, obras e terrenos baldios, realizando continuamente os trabalhos de orientação, de eliminação e tratamento dos criadouros.

Nesta semana, a equipe da Vigilância Ambiental aplicou o inseticida Fludora Fusion em pontos estratégicos, onde há grande possibilidade de proliferação do mosquito, como recicladoras e ferros-velhos. Catiana explica que este inseticida é fornecido pelo Ministério da Saúde e é recomendado no tratamento de superfícies para combater o mosquito Aedes aegypti.

Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais