A maior ciclovia do Brasil

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A maior ciclovia do Brasil

Por

Créditos; Divulgação

O sábado foi de festa para o Vale do Taquari. A assinatura da ordem de início das obras da ciclovia intermunicipal, entre Estrela, Colinas e Imigrante, é um passo e tanto para a consolidação do cicloturismo no Rio Grande do Sul.

Com quase 40 quilômetros (e diversas possibilidades para ampliação a outros municípios próximos), a futura pista para bicicletas e afins deve transformar todo o cenário da ERS-129. Às margens da rodovia, novos empreendimentos devem brotar naturalmente, sem falar em toda a segurança gerada aos motoristas e ciclistas.

Estamos diante de mais um divisor de águas no turismo regional. E com a possibilidade de emplacarmos a marca de “maior ciclovia intermunicipal do Brasil”. Aliás, ontem uma comitiva de vereadores de Lajeado visitou a Câmara de Estrela. Na pauta, uma ciclofaixa entre as duas cidades.


Blau entra, Ranzi sai

O MDB de Lajeado realiza nova troca de vereadores nas próximas duas semanas. Sai o titular, Carlos Ranzi, e entra um dos suplentes, o experiente Waldir Blau.

Aliás, Blau ainda aguarda novidades sobre o caso das supostas candidaturas “laranjas” do PSB. Se confirmada a cassação de Adriano Rosa (PSB), a vaga fica com o emedebista.


Um novo revés histórico

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alimenta um

Ex-presidente Arthur da Costa e Silva. Crédito: Divulgação

provocante debate às vésperas do pleito nacional. Na sexta-feira, o grupo aprovou a cassação dos títulos de professor e doutor Honoris Causa concedidos aos ex-presidentes Arthur da Costa e Silva e Emilio Garrastazu Médici. Foram 48 votos favoráveis à cassação, um contra e uma abstenção. Agora cabe ao presidente do colegiado assinar o parecer aprovado.

A mudança atende a uma “recomendação” do Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador Enrico Rodrigues de Freitas. Segundo ele, “os ex-presidentes foram considerados autores de graves violações de direitos humanos”.

Não será o primeiro revés histórico contra Costa e Silva, responsável pelo AI-5, e natural de Taquari. Em 2014, o então prefeito Maneco mandou derrubar um busto do ex-presidente. À época, o Ministério Público (MP) local mandou reconstruir a homenagem.


Bacci também declara

O candidato a deputado federal Enio Bacci (União Brasil) já declarou os bens à Justiça Eleitoral. Ele possui R$ 250,8 mil em patrimônio. Os dados não constavam na matéria do fim de semana, veiculada no Jornal A Hora, e cuja verificação ocorreu na tarde de sexta-feira.


Mais vereadores?

O assunto ainda é tratado com discrição dentro da câmara de vereadores de Lajeado. O fato é o seguinte. Conforme a constituição, municípios do porte de Lajeado (número de habitantes) podem nomear até 17 vereadores.

Hoje são 15 parlamentares na cidade, mas alguns representantes do legislativo pensam em alterar a Lei Orgânica, permitindo assim a presença de 17 legisladores já no exercício de 2025. Sobre isso, o vereador Alex Schmitt (PP) já se posicionou. Por meio das redes sociais, ele afirma que é contra o aumento no número de cadeiras no plenário lajeadense.


TIRO CURTO

• Conversa com os Vales. Por ora, cinco candidatos a governador do RS já confirmaram presença no debate organizado pelo Grupo A Hora em parceria com o Grupo Folha do Mate, do Vale do Rio Pardo. O evento ocorre no dia 1º de setembro, no Teatro da Univates.

• Já confirmaram a conversa com os eleitores dos vales do Taquari e Rio Pardo os candidatos Edegar Pretto (PT), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB), Vieira da Cunha (PDT) e Roberto Argenta (PSC). E todos os demais também foram devidamente convidados para encarar o debate, é claro.

• “O sentimento nunca acaba”. Belíssimo trabalho do colega Filipe Faleiro. O caderno Documento, publicado na edição do fim de semana (e também em vídeo no Youtube), retrata outro lado do nosso Clube Esportivo Lajeadense. É o lado da gestão profissional. E os relatos trazem um recado claro: o investidor pode (e deve) apostar no Alviazul.

• A Associação Comercial e Industrial de Lajeado vai formalizar nesta terça-feira a estruturação do Grupo Técnico em Proteína Animal (GTPA). O evento inicia às 18h, e são aguardados profissionais autônomos e estudantes dos segmentos de carne, leite, pescados, ovos e mel, entre outros. Ao meio dia, a entidade recebe Onyx Lorenzoni (PL), candidato ao governo do RS.

• A Federasul divulgou a programação da entidade durante a Expointer, entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro. E a Associação Comercial e Industrial de Encantado (Acie) estará à frente do espaço “Casa Federasul” no próximo dia 31. O local receberá diferentes filiadas ao longo do evento.

• A 16ª Feira do Livro passou. E foi demais. Mas é preciso manter a ocupação da nossa Praça da Matriz (ou Praça Marechal Deodoro). Não podemos mais virar as costas para a principal área de lazer do município. É preciso reconquistar o nobre espaço!


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais