Com mais 250 carros da marca Volkswagen, datados dos anos 80 e 90, o 2º Encontro de Quadrados ocorre neste domingo, 21, até às 17h na Motomecânica, em Lajeado. Organizado pelo Quadrado Clube 051, o evento tem apoio da Motomecânica e Construtora Diamond, e reuniu mais de 800 pessoas de diferentes locais do estado.
Organizador do encontro, Cássio Miorando, 33, conta que o clube existe há 15 anos, e já sediava eventos menores para os amantes de carros antigos. Mas o primeiro grande encontro foi em 2019. Este ano, o grupo voltou a convidar a comunidade para conhecer diferentes modelos dos tradicionais carros com design quadrado, como ficaram conhecidos.
Cássio trouxe um dos seus três veículos antigos para a exposição, um Gol CL Turner 1993. Ele conta que este foi o primeiro carro que dirigiu, quando tinha 16 anos. De acordo com ele, esta é uma paixão passada de pai para filho.
O organizador também destaca um showroom que foi criado para o evento deste ano, com 18 veículos selecionados para a exposição. Entre eles, estão o Gol GTS 92 Vermelho Daytona, e o GTI Preto Universal 1994, de Márcio Castelan, que veio de Caxias do Sul para o encontro. Ele destaca que os dois carros que vieram a Lajeado não possuem restauros.
Márcio lembra que o gosto por automóveis começou ainda na infância, com o pai que também era colecionador. O caxiense participou da primeira edição do evento, e vem ao município sempre que o Quadrado Clube 051 organiza algum encontro.
“Os carros vêm e vão. Esses encontros estão relacionados às amizades, já que reúne as pessoas com uma mesma paixão”, acredita. Quem também participou do evento foi Luiz Carlos Donatti, com um Passat TS, e o irmão Everton Donatti, com o Gol GL. A família veio de Sapiranga para a exposição.
Sem cobrança de ingresso, o encontro arrecadou alimentos que serão destinados ao Lar da Menina.