Denominada Caminhada Histórica, uma atividade percorrerá três pontos tradicionais do município. A atividade alusiva ao Dia Estadual do Patrimônio Histórico Cultural ocorre no sábado, 20, aberto para toda a comunidade.
O projeto é organizado pelo governo municipal, por meio do Departamento de Cultura, com o objetivo de marcar e valorizar o patrimônio da cidade. A programação inicia às 9h, na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco Xavier. No local haverá uma explanação sobre a história de construção do prédio inaugurado em 1º de outubro de 1916, que completou seu centenário em 2016.
Em seguida, a caminhada terá uma parada no prédio que abriga o Museu Memorial Santa-clarense e a Biblioteca Pública Padre Alberto Träsel, local em que será contada a história do combate vitorioso dos colonos santa-clarenses contra os maragatos ocorrida em 28 de maio de 1895, durante a Revolução Federalista.
Por fim, a caminhada segue até a principal praça do município, onde haverá um relato sobre a história da Irmã Chrysantha, que dá nome à praça. Nesse espaço também serão feitas apresentações do Grupo de Danças Alemãs Fröhlicher Kreis e dos alunos da Escola de Música do Departamento de Cultura de Santa Clara do Sul.
A previsão de término do evento é às 11h.
O dia do patrimônio
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP), do Sistema Estadual de Museus (SEM) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul.
O objetivo é de envolver a comunidade no reconhecimento e na valorização das referências culturais regionais. No RS, a programação que já conta com a participação de 70 municípios.