Avat reúne ex-presidentes e apresenta programação alusiva aos 35 anos

Encantado

Avat reúne ex-presidentes e apresenta programação alusiva aos 35 anos

Entidade representa 26 câmaras de vereadores do Vale do Taquari. Publicação de revista está entre os destaques do aniversário da associação

Avat reúne ex-presidentes e apresenta programação alusiva aos 35 anos
Encontro ocorreu ontem na sede da câmara de vereadores de Encantado. Crédito: Juliana Pisoni
Encantado

A Associação de Vereadores do Vale do Taquari (Avat) promoveu na tarde de ontem, 4, o 1° Encontro de Ex-presidentes. O evento ocorreu na sede da câmara de Encantado e contou com a presença de oito, dos 13 representantes da associação ao longo destes 35 anos de atuação.

Por meio de bate-papo, os participantes relembraram fatos históricos da Avat e o que mudou desde 1987. “Não é por acaso que a associação possui mais de três décadas. Ela se consolida como uma instituição que faz e vive política e, o principal, atua junto ao político”, disse o presidente e vereador de Taquari, Leandro Mariante (PT).

Na ocasião, o vice-presidente e vereador de Encantado, Diego Pretto (PP) destacou a importância de ter uma representatividade que entenda as reais necessidades da comunidade e que atue de forma conjunta com todos os municípios. “É preciso manter a união para que possamos solucionar os problemas que cada legislativo possui em sua particularidade”.

Durante o encontro foi lançada a programação comemorativa aos 35 anos da Avat, que ocorre em outubro. Conforme Mariante, o destaque ficará por conta de um documento histórico que traz por meio de uma revista, a importância da atuação do legislativo perante a sociedade. “A ideia é mostrar um pouco do parlamento do Vale e suas funções. Esse projeto será lançado durante a programação”, revela.

De 11 para 26 associados

Ao fazer uma avaliação dos trabalhos realizados até o momento pela atual gestão, o presidente ressalta que há quatro temas que norteiam a diretoria, sendo eles as cheias, a estiagem, a qualidade de energia e a concessão das rodovias.

Sobre o modelo de concessão proposto pelo governo estadual, Mariante destaca que não há dúvidas de que os municípios precisam de investimentos, da duplicação e dos pedágios. Entretanto, o modelo apresentado não se sustenta de forma política e nem econômica.

“Ele não contempla a necessidade do Vale. Qual a justificativa para mantermos as praças de pedágio em Cruzeiro do Sul e Encantado, sendo que vamos pagar por um crescimento que vai demorar no mínimo dez anos para chegar até a comunidade?”, questiona.

O presidente lembrou também, que a atual gestão iniciou o mandato com 11 câmaras de vereadores associadas. Hoje, são 26. “O diálogo tem sido a nossa principal ferramenta e isso tem nos aproximado dos legislativos”, observa Mariante. Segundo ele, há negociações para que os municípios de Guaporé, Santa Cruz do Sul, Itapuca e Venâncio Aires se associem a Avat.

Próximo encontro

O próximo encontro da Associação de Vereadores do Vale do Taquari, ocorre no dia 13 de agosto, a partir das 8h30min, em Bom Retiro do Sul. Na oportunidade os parlamentares participam do 8º curso de formação ofertado neste ano, que abordará assuntos como cooperativismo e as vocações do Vale, além de contabilidade na prática.

“Como representatividade mais próxima do povo nós precisamos absorver muita informação para depois repassar para a comunidade, neste sentido devemos errar o mínimo possível. E para que isso ocorra precisamos estar bem preparados e estruturados”, considera Mariante.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais