Vale conta com 20 nomes homologados às eleições

CORRIDA ELEITORAL

Vale conta com 20 nomes homologados às eleições

Fim de semana confirmou mais 11 postulantes aos parlamentos. Agora, partidos e federações devem registrar as candidaturas até o dia 15 deste mês. Campanha inicia no dia 16

Vale conta com 20 nomes homologados às eleições
Cinco representantes da região concorrerem às 31 vagas para deputados gaúchos em Brasília. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

As convenções partidárias desse fim de semana definiram mais 11 candidatos às eleições estaduais identificados com a região. Com isso, já são 20 nomes locais confirmados para o pleito de 2 de outubro. A maior parte é formada por postulantes à Assembleia Legislativa (15), enquanto cinco tentam uma cadeira na Câmara dos Deputados.

No sábado, 30, o PP confirmou as candidaturas de Adroaldo Couto da Barca, Gláucia Schumacher e João Braun. Eles integram uma nominata de mais de 50 concorrentes ao parlamento gaúcho. Hoje, a sigla tem a terceira maior bancada no Legislativo estadual, com sete deputados.

Couto é proprietário da balsa que faz travessias de Taquari a General Câmara. Já foi vice-prefeito de Taquari entre 2001 e 2004. Gláucia é advogada, jornalista e está no segundo mandato de vice-prefeita de Lajeado. Braun é corretor de imóveis, empreendedor e vereador em segundo mandato em Estrela. Foi o mais votado no pleito de 2020.

Já o PTB, em convenção no domingo, 31, aprovou o nome de Ricardo Wagner a deputado federal. Pastor e palestrante, disputou o pleito de 2018 e ficou como quarto suplente da coligação à época. Foi também secretário de Planejamento e Mobilidade em Teutônia durante parte da gestão passada.

O partido também confirmou as candidaturas de Geci Mallmann e Wilkyns Gross a deputado estadual. Ambos são vereadores em seus municípios. Geci está no terceiro mandato em Forquetinha, enquanto Gross exerce o cargo pela segunda vez consecutiva em Marques de Souza.

Mais nomes

Entre os candidatos do PDT a deputado estadual, está José Scorsatto. Ex-prefeito de Arvorezinha entre 2009 e 2012, atuou recentemente como coordenador geral da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). Também exerceu a função de coordenador regional do PDT no Vale.

Já o PT conta com Maneco Hassen entre os postulantes ao Legislativo gaúcho. Prefeito de Taquari eleito em 2012 e reeleito quatro anos depois, presidiu a Famurs entre 2020 e 2021, sendo o primeiro chefe do Executivo do Vale a comandar a entidade em quase três décadas.

O PSDB indicou Jonatan Brönstrup na sua nominata à Assembleia. Ex-prefeito de Teutônia, ele atuou como assessor na Casa Civil do RS após não conseguir a reeleição, em 2020. Também foi vereador na cidade. Em 2019, presidiu a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Mulheres do MDB

O MDB regional terá uma dobradinha de mulheres na corrida aos parlamentos. Márcia Scherer quer representar a região em Porto Alegre. Ex-vereadora em Arroio do Meio, concorreu à prefeitura de Lajeado em 2016 e 2020. Ficou como suplente de deputada federal em 2018.

Já Andresa de Souza, a Yê, busca uma cadeira em Brasília. Vereadora em segundo mandato em Encantado, ela foi a mais votada do pleito passado, com expressivo desempenho. Em 2021, presidiu a câmara de vereadores.

Cenário ao Piratini

O fim de semana também foi movimentado na corrida ao Palácio Piratini. Na convenção mais esperada, o MDB confirmou apoio a Eduardo Leite e abriu mão de candidatura própria pela primeira vez. Porém, o clima do evento foi tenso e a votação em prol da aliança com o PSDB foi apertada – 239 votos a 212. O deputado Gabriel Souza deve ser o vice na chapa.

Também foram homologadas as candidaturas de Carlos Messala, Edegar Pretto (PT), Luis Carlos Heinze (PP), Rejane de Oliveira (PSTU) e Vieira da Cunha (PDT). Eles se juntam a Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC). Ontem, Beto Albuquerque retirou sua candidatura. O PSB indicou o ex-vice-governador Vicente Bogo como substituto.

Debate

A Rádio A Hora promove hoje mais um debate dentro do projeto “Pensar Eleições 2022 – Desperta Vale do Taquari”. O tema é “Convenções partidárias e calendário eleitoral”.

Participam o promotor eleitoral da Comarca de Lajeado, Sérgio Diefenbach, o advogado Jonas Caron, especialista em Direito Eleitoral, e o juiz eleitoral da Comarca de Encantado, João Francisco Goulart Borges.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais