Vale conta com 20 nomes homologados às eleições

CORRIDA ELEITORAL

Vale conta com 20 nomes homologados às eleições

Fim de semana confirmou mais 11 postulantes aos parlamentos. Agora, partidos e federações devem registrar as candidaturas até o dia 15 deste mês. Campanha inicia no dia 16

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Agosto de 2022 às 11:49

Vale conta com 20 nomes homologados às eleições
Cinco representantes da região concorrerem às 31 vagas para deputados gaúchos em Brasília. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

As convenções partidárias desse fim de semana definiram mais 11 candidatos às eleições estaduais identificados com a região. Com isso, já são 20 nomes locais confirmados para o pleito de 2 de outubro. A maior parte é formada por postulantes à Assembleia Legislativa (15), enquanto cinco tentam uma cadeira na Câmara dos Deputados.

No sábado, 30, o PP confirmou as candidaturas de Adroaldo Couto da Barca, Gláucia Schumacher e João Braun. Eles integram uma nominata de mais de 50 concorrentes ao parlamento gaúcho. Hoje, a sigla tem a terceira maior bancada no Legislativo estadual, com sete deputados.

Couto é proprietário da balsa que faz travessias de Taquari a General Câmara. Já foi vice-prefeito de Taquari entre 2001 e 2004. Gláucia é advogada, jornalista e está no segundo mandato de vice-prefeita de Lajeado. Braun é corretor de imóveis, empreendedor e vereador em segundo mandato em Estrela. Foi o mais votado no pleito de 2020.

Já o PTB, em convenção no domingo, 31, aprovou o nome de Ricardo Wagner a deputado federal. Pastor e palestrante, disputou o pleito de 2018 e ficou como quarto suplente da coligação à época. Foi também secretário de Planejamento e Mobilidade em Teutônia durante parte da gestão passada.

O partido também confirmou as candidaturas de Geci Mallmann e Wilkyns Gross a deputado estadual. Ambos são vereadores em seus municípios. Geci está no terceiro mandato em Forquetinha, enquanto Gross exerce o cargo pela segunda vez consecutiva em Marques de Souza.

Mais nomes

Entre os candidatos do PDT a deputado estadual, está José Scorsatto. Ex-prefeito de Arvorezinha entre 2009 e 2012, atuou recentemente como coordenador geral da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). Também exerceu a função de coordenador regional do PDT no Vale.

Já o PT conta com Maneco Hassen entre os postulantes ao Legislativo gaúcho. Prefeito de Taquari eleito em 2012 e reeleito quatro anos depois, presidiu a Famurs entre 2020 e 2021, sendo o primeiro chefe do Executivo do Vale a comandar a entidade em quase três décadas.

O PSDB indicou Jonatan Brönstrup na sua nominata à Assembleia. Ex-prefeito de Teutônia, ele atuou como assessor na Casa Civil do RS após não conseguir a reeleição, em 2020. Também foi vereador na cidade. Em 2019, presidiu a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Mulheres do MDB

O MDB regional terá uma dobradinha de mulheres na corrida aos parlamentos. Márcia Scherer quer representar a região em Porto Alegre. Ex-vereadora em Arroio do Meio, concorreu à prefeitura de Lajeado em 2016 e 2020. Ficou como suplente de deputada federal em 2018.

Já Andresa de Souza, a Yê, busca uma cadeira em Brasília. Vereadora em segundo mandato em Encantado, ela foi a mais votada do pleito passado, com expressivo desempenho. Em 2021, presidiu a câmara de vereadores.

Cenário ao Piratini

O fim de semana também foi movimentado na corrida ao Palácio Piratini. Na convenção mais esperada, o MDB confirmou apoio a Eduardo Leite e abriu mão de candidatura própria pela primeira vez. Porém, o clima do evento foi tenso e a votação em prol da aliança com o PSDB foi apertada – 239 votos a 212. O deputado Gabriel Souza deve ser o vice na chapa.

Também foram homologadas as candidaturas de Carlos Messala, Edegar Pretto (PT), Luis Carlos Heinze (PP), Rejane de Oliveira (PSTU) e Vieira da Cunha (PDT). Eles se juntam a Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC). Ontem, Beto Albuquerque retirou sua candidatura. O PSB indicou o ex-vice-governador Vicente Bogo como substituto.

Debate

A Rádio A Hora promove hoje mais um debate dentro do projeto “Pensar Eleições 2022 – Desperta Vale do Taquari”. O tema é “Convenções partidárias e calendário eleitoral”.

Participam o promotor eleitoral da Comarca de Lajeado, Sérgio Diefenbach, o advogado Jonas Caron, especialista em Direito Eleitoral, e o juiz eleitoral da Comarca de Encantado, João Francisco Goulart Borges.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais