Iniciativa resgata os 200  anos da imigração alemã

ARROIO DO MEIO

Iniciativa resgata os 200 anos da imigração alemã

Comunidade Evangélica São Caetano lança na sexta-feira, 29, o Projeto 2024

Por

Iniciativa resgata os 200  anos da imigração alemã
Apresentação de grupos de danças integram lançamento do projeto. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio

Resgatar a história das pessoas que em 1824 chegaram em terras gaúchas e contribuíram para o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil. Esse é o objetivo do Projeto 2024, iniciativa que será lançada na sexta-feira, 29, no salão da Comunidade Evangélica, do Bairro Aimoré.

A apresentação integra o 16º Deutscher Aben, evento tradicional organizado pelas famílias do bairro. As atividades iniciam com culto ecumênico e segue com o café típico da culinária alemã.

O Projeto 2024 marca os 200 anos da imigração alemã. Data que é comemorada no dia 25 de julho. O movimento é inspirado em outras cidades de origem germânica e organizado pela Associação Cultural e Musical (ACMA) e o Círculo de Amigos de Boppard. O objetivo após o lançamento do projeto é envolver a comunidade em iniciativas que visam o resgate e cultura.

Durante a noite haverá também apresentações do selo oficial, pronunciamentos, show com grupos de dança folclóricas alemãs e a Schtena Big Band. Conforme o presidente da ACMA e advogado, José Eduardo Ely, a programação ainda não está definida.

Ele explica que a criação do projeto foi debatida em 2021. “Observamos o movimento de outros municípios e pensamos que essa data não poderia passar despercebida em Arroio do Meio, que também possui traços da imigração”, pontua.

Para viabilizar o projeto, a ACMA buscou um consórcio com o Círculo de Amigos de Boppard. A primeira ação voltada ao projeto ocorreu em junho com a distribuição de um jornal nas comunidades. Outras associações como a Fetag/RS e prefeituras do estado sinalizam apoio à iniciativa.

Após o lançamento, o grupo pretende formar parcerias. Uma delas é incluir a língua alemã na grade curricular, promover rodas de conversa em parceria com as escolas reunindo pais, alunos e professores e até a criação de um livro sobre o canto coral no município.

Expectativa

De acordo com Ely, o principal objetivo do Projeto 2024 é envolver a comunidade, setores da sociedade civil e imprensa e disseminar a cultura alemã até o ano que marca o bicentenário da imigração no Estado e Brasil. “As pessoas precisam entender como ocorreu esse movimento e porque os alemães escolheram esta região”.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais